SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

APOSENTADOS

Encontro Estadual do NAF será realizado dia 1/12; Quintativa de 24/11 é suspensa devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

O Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) realiza, dia 1º de dezembro, das 14h às 18h, seu XXV Encontro Estadual. O evento será em formato online, pela plataforma Zoom, como aconteceu nas edições de 2020 e 2021, em razão do aumento do número de casos de Covid-19. Nesta semana, dia 24, ocorreria a última Quintativa de 2022; no entanto, devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que será no mesmo horário, a atividade do NAF foi suspensa.

Nas últimas semanas, houve no Brasil um aumento de mais de 300% nos casos de contágio pelas novas subvariantes da ômicron, já considerada como uma nova onda de Covid-19, e o aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A recomendação dos especialistas é utilizar máscaras, completar o esquema vacinal e evitar aglomerações.

A chegada dessas subvariantes ao RS já foram identificadas como de alta transmissibilidade, ainda que não se tenha informações, até o momento, de casos graves e mortes. Por esse motivo, a direção do sindicato optou por realizar o Encontro Estadual do NAF novamente por videoconferência, formato no qual, aliás, muitos dos colegas aposentadas e aposentadas já estão habituados a participar.

Programação do XXV Encontro Estadual do NAF:
14h – Abertura e informes gerais, com a direção Sintrajufe/RS e a assessoria jurídica
15h – Conjuntura atual e as perspectivas para 2023
Palestrante: Lúcia Garcia (economista e técnica do Dieese)
16h – Intervalo
16h15 – Fake news e golpes na internet – como identificar e se proteger
Palestrantes: Edson Borowski (diretor do Sintrajufe/RS e da Fenajufe, autor do livro “As fake news e o discurso de ódio nas eleições de 2018”), Márcio Félix (advogado)
17h30 – Escolha da Coordenação do NAF para 2022/2023
18h – Encerramento

Como participar

Quem já participa das reuniões do NAF não precisa se inscrever, porque receberá por e-mail ou por WhatsApp o link para acesso à sala de reunião do XXV Encontro Estadual do NAF.

Aposentadas, aposentados e pensionistas que não tenham ainda participado de atividades online do Núcleo deverão se inscrever pelo e-mail: aposentadoria@sintrajufe.org.br

É importante verificar se recebeu a confirmação do e-mail na caixa de entrada e, também, no SPAM ou lixo eletrônico.

Última reunião ordinária do NAF de 2022

No dia 10 ocorreu a última reunião ordinária 2022 do NAF em 2022. O encontro, em formato híbrido, contou com a participação de 13 pessoas na sede do sindicato e 3 pessoas por meio virtual. Com esse novo formato, oportuniza-se a participação de colegas aposentados, aposentadas e pensionistas que não estejam em Porto Alegre e também daqueles e daquelas que, mesmo na capital, não possam estar presencialmente na sede do sindicato.


Na reunião, houve algumas inovações sugeridas pelos colegas. Já na abertura da atividade, foi exibido um poema de Fernando Pessoa e, no final da tarde, um vídeo de Cazuza com Gal Costa, que havia falecido na véspera.

Durante a reunião, foram tratados diversos os assuntos. Os e as presentes falaram sobre a última Quintativa, cuja atividade foi uma visita à exposição “Janelas da memória”, mostra fotográfica com os vencedores e as vencedoras do Concurso Fotográfico do Sintrajufe/RS, no prédio do Força e Luz, em Porto Alegre.


Outros temas em pauta foram as eleições presidenciais e as expectativas para o próximo ano; a recomposição salarial (PLs 2441 e 2442/2022); a PEC 32 (reforma administrativa), que não terá votação neste ano; as ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que tramitam no STF e estão com pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski e buscam suspender regras da reforma da Previdência. Também foram elencadas várias outras lutas da catetoria que precisarão ser feitas no próximo ano, como o arquivamento definitivo da PEC 32, a revogação da reforma da Previdência e a não votação do PL 189/2021, que institui um único órgão gestor para aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social no INSS.