SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

FENAJUFE

ícone fenajufeAcesse o site FENAJUFE
WWW.FENAJUFE.ORG.BR

Com 30 sindicatos filiados – representando todos os estados do país e o Distrito Federal – e mais de 120 mil servidores em sua base, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) completa, em 2017, 25 anos de história.

Fundada em dezembro de 1992, em Brasília, a Federação se consolidou, nessas mais de duas décadas, como uma importante entidade combativa da classe trabalhadora, conquistando o respeito das instituições que compõem o Judiciário Federal e o Ministério Público da União. A Fenajufe foi criada quando um grupo de ousados e combativos servidores concluiu, a partir de várias articulações, que se fazia necessária uma entidade unificada que reunisse os servidores do Judiciário Federal, em um primeiro momento, e em seguida também os do MPU – até hoje, são vários os momentos marcantes na história da Fenajufe que devem ser lembrados por todos que fizeram e ainda fazem parte desse projeto. São 25 anos de lutas, disputas, debates, encontros, vitórias e também de desafios que ainda estão por vir.

Ao longo de sua trajetória, a Fenajufe acumulou muitas conquistas, com destaque para a aprovação dos PCSs e suas reestruturações, o direito a passivos (como a URV e os quintos) e a equiparação de vários benefícios, entre outras. Por outro lado, é importante pontuar também os desafios e embates que necessariamente precisam ser superados, com destaque para a elaboração de um plano de carreira, a luta pela jornada de seis horas, o direito à negociação coletiva no serviço público, por meio da ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, a manutenção do direito de greve, o combate à precarização das relações de trabalho e as lutas contra o assédio moral e o adoecimento no trabalho.

Desde setembro de 1998, a Fenajufe encontra-se instalada em sua sede própria, com espaço para suas atividades e um auditório, além de uma equipe de funcionários que atendem a diretoria e as entidades filiadas. Para o encaminhamento das questões jurídicas, a Fenajufe implantou o seu Coletivo Jurídico, no qual os advogados dos sindicatos filiados discutem os problemas e tentam solucioná-los em equipe. A Federação ainda criou o Coletivo Nacional dos Aposentados (Conap), o Coletivo Nacional dos Oficiais de Justiça e Avaliadores Federais (Cojaf), o Coletivo Nacional dos Agentes de Segurança e Inspetores (Conas) e o Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do Judiciário e do MPU (Contec).