CAMPANHA CONTRA FECHAMENTO DE VARAS

Com outdoors, Sintrajufe/RS dá prosseguimento a campanha contra fechamento de varas trabalhistas; ações nas redes sociais já alcançaram cerca de 500 mil pessoas

Nesta semana, o Sintrajufe/RS deu iní­cio a mais uma etapa da campanha do sindicato contra o fechamento de varas trabalhistas, ameaçadas pela resolução 296/2021 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Para reforçar essa luta, foram afixados 19 outdoors em diversos pontos de Porto Alegre.

A resolução do CSJT determina que os tribunais regionais realizem adequação da jurisdição ou transferência de unidades judiciárias de primeiro grau em varas com distribuição processual inferior a 50% (cinquenta por cento) da média de casos novos por Vara do Trabalho do respectivo tribunal, no último triênio . Por conta da resolução há, nacionalmente, 69 varas trabalhistas ameaçadas de extinção. No Rio Grande do Sul, são nove: Alegrete, Arroio Grande, Encantado, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago e São Gabriel.

Além dos outdoors, a campanha do Sintrajufe/RS inclui diversas outras ações de mí­dia. No rádio, por exemplo, a campanha está sendo veiculada em 28 rádios das regiões atingidas, abrangendo 58 municí­pios. Ouça abaixo o spot que está sendo divulgado:

Ao mesmo tempo, um anúncio da campanha foi publicado em diversos jornais do interior do estado. São, no total, 48 cidades alcançadas pela ação nos jornais. Veja abaixo o anúncio:

Nas redes sociais, o Sintrajufe/RS está fazendo postagens pagas para ampliar o alcance da campanha, especialmente direcionadas às regiões atingidas pela ameaça de fechamento das varas. Em apenas uma semana com essas ações, já foram alcançadas, apenas nas redes sociais, cerca de 500 mil pessoas.

Audiências públicas

Enquanto a campanha é divulgada, outras formas de atuação também estão sendo desenvolvidas para pressionar o CSJT a desistir desse ataque à própria Justiça do Trabalho. O Sintrajufe/RS vem participando, por exemplo, de audiências públicas para discutir o tema. Já foram realizadas atividades desse tipo em Santana do Livramento e Arroio Grande, ambas com participação do Sintrajufe/RS. No dia 6 de abril, ocorre mais uma, em Encantado. Nessa segunda-feira, também aconteceu uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com ampla representação de entidades e do TRT4. O Sintrajufe/RS encaminhou, nas últimas semanas, ofí­cios aos Legislativos municipais das nove cidades onde existe ameaça de fechamento de varas trabalhistas solicitando a realização das audiências.