Sintrajufe/RS apresenta resultados da Pesquisa de Saúde nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 4, às 18h30min, o Sintrajufe/RS fará a apresentação dos resultados finais da Pesquisa de Saúde. A apresentação, aberta a toda a categoria, ocorrerá pelo Google Meet e será conduzida pelo médico do trabalho e integrante da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, Geraldo Azevedo. Também estará presente a pesquisadora da ENSP/Fiocruz, integrante do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Maria Juliana Moura Corrêa.

Será um momento de dar à categoria um retorno, falar sobre dados e conclusões trazidos a partir da situação atí­pica em que vivemos e ainda estamos vivendo por conta da pandemia. A pesquisa foi direcionada a toda a categoria ativa, tendo abrangido tanto sindicalizados e sindicalizadas quanto quem não estava filiado no momento de responder ao questionário, no formato digital.

A coleta de dados da pesquisa, intitulada Trabalho Remoto Compulsório e sob Confinamento ocorreu entre outubro de 2020 e março de 2021. Foi desenvolvida a partir do recebimento, pelo sindicato, de diversos relatos de servidores e servidoras sobre as percepções acerca do novo tipo de trabalho, que não era mais exercido presencialmente, mas, de forma remota, em virtude da pandemia.

O trabalho integra um projeto mais amplo, em parceria com a Fundação Fiocruz e o Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho (Diesat), um monitoramento de efeitos da pandemia que se estenderá para além do perí­odo de isolamento.

As questões foram elaboradas a partir da escuta de servidores e servidoras do Judiciário Federal e do MPU no RS. Foi uma pesquisa de amostragem, com 462 participantes, que levantou questões relevantes acerca das condições de trabalho da categoria.

Depois de preenchidos, os questionários foram enviados a uma base de dados da entidade para posterior análise. O Sintrajufe/RS contratou a estatí­stica Cristiane Bündchen, que analisou e compilou os dados. Depois dessa etapa, o material foi repassado à assessoria de saúde, composta pelas médicas Ana Achutti e Virgí­nia Dapper e pelos médicos Geraldo Azevedo e Rogério Dornelles (que faleceu em junho deste ano).

Em maio de 2021, o médico Geraldo Azevedo apresentou os resultados preliminares na Jornada de Formação intitulada A Saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não . A atividade foi composta por seis eventos abordando a saúde em diversos aspectos.