SAÚDE NO TRABALHO

Sintrajufe/RS acompanha audiência pública na Assembleia Legislativa sobre segurança e saúde no trabalho e em memória das vítimas de acidentes de trabalho

Antecipando o Dia Estadual em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, foi realizada nessa terça-feira, 22, uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema. O Sintrajufe/RS esteve presente, representado pela diretora Cristina Viana e pelo médico Geraldo Azevedo, integrante da assessoria de saúde do sindicato. A colega aposentada Mara Weber, ex-diretora do Sintrajufe/RS, mediou a atividade.

A audiência foi organizada pelo Fórum Sindical Saúde dos Trabalhadores (FSST), pela Associação Gaúcha dos Trabalhadores da Saúde (AGTS) e pelo gabinete do deputado Leonel Radde (PT). A atividade debateu diversas questões ligadas à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras; o cenário do trabalho atual; e os acidentes do trabalho, suas causas e prevenção, além da necessidade de dar continuidade ao debate sobre a segurança do trabalho dentro das instituições e empresas.

Os e as painelistas destacaram que as mudanças no mundo do trabalho, a reforma da previdência, a reforma trabalhista, a terceirização e a precarização do trabalho estão diretamente ligadas à forma como atualmente o trabalho se organiza e são fatores que propiciam acidentes de trabalho. Demonstraram preocupação com as metas cada vez maiores e com a utilização da tecnologia (inclusive inteligência artificial) não para melhorar o ambiente de trabalho, mas para gerar mais lucro, efetividade e rapidez, tornando o trabalho cada vez mais adoecedor.

Também trataram do assédio moral e sexual no trabalho e de outras formas de abuso e violência, como a precarização, o trabalho infantil e o trabalho análogo à escravidão, discutindo a importância e as formas de atuação da sociedade para prevenir e coibir essas práticas. Nesse sentido, destacou-se a atuação de instituições como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e, nas empresas, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) e comissões de combate ao assédio. Foram, ainda, apresentados dados sobre o adoecimento psíquico e o sofrimento mental relacionados ao trabalho, sendo identificada uma explosão de casos notificados no último período e destacando-se que o adoecimento mental relacionado ao trabalho deve também ser considerado um acidente de trabalho.

Durante a audiência, foi realizada uma homenagem ao médico Rogério Dorneles, falecido em 2021, com a presença de sua esposa, Lúcia Rubleski Silveira. A colega Mara Weber, que mediava a atividade, falou sobre a militância de Rogério e sua atuação na assessoria de saúde do Sintrajufe/RS. A diretora do sindicato Cristina Viana destaca ainda a atuação do médico na pandemia, quando, “mesmo doente, nos conduziu para dar o apoio necessário aos colegas e lutar para mantê-los trabalhando em casa e assim salvar vidas”. Cristina sublinha ainda que, durante a atividade, “todos os palestrantes homenagearam ele e falaram no gigante que foi para a militância em saúde dos e das trabalhadoras”.

Sintrajufe/RS oferece suporte e apoio a colegas que sofrerem assédio no Judiciário Federal e no MPU no RS

O Sintrajufe/RS disponibiliza atendimento para as e os colegas que sofrerem assédio moral ou sexual; o enfrentamento dessas e de outras violências no trabalho é uma das prioridades da entidade. Além da participação de representantes da categoria nas comissões de combate ao assédio nos órgãos, o sindicato mantém atendimento interdisciplinar para esses casos. É importante a denúncia pelas vítimas não só para a punição do assediador, mas também para que outras pessoas se sintam encorajadas a fazê-lo.

Veja os canais para obter suporte da Saúde e do Jurídico do Sintrajufe/RS:
E-mail: [email protected] ou [email protected]
Telefone: (51) 3235-1977