EM DEFESA DA JT

No dia 23, Arroio Grande e Encantado realizam audiências públicas contra o fechamento das varas trabalhistas

Nesta quarta-feira, 23, serão realizadas mais duas audiências públicas contra o fechamento de varas trabalhistas no Rio Grande do Sul. Dessa vez, serão promovidas pelas Câmaras de Vereadores de Arroio Grande, às 14h, e Encantado, às 18h. O Sintrajufe/RS estará presente em ambas as atividades e convoca a categoria a comparecer. O sindicato havia encaminhado ofícios aos Legislativos municipais das nove cidades onde existe ameaça de fechamento de varas trabalhistas (Alegrete, Arroio Grande, Encantado, Lagoa Vermelha, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, São Gabriel e Rosário do Sul), solicitando a realização das audiências.

A Câmara de Vereadores de Arroio Grande fica na Rua Doutor Monteiro, 185. A Câmara de Encantado situa-se na Rua Miguel Luiz Pretto, 535, Praça da Bandeira.

Em ofício no qual convida o Sintrajufe/RS para a audiência, o presidente da Câmara Municipal de Encantado, Valdecir Luís Cardoso, afirma que “As tentativas para a eliminação deste importante ramo do Judiciário Federal, guardião dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores, hoje, está sob pretexto de enxugamento da máquina pública. Considerando a importância desta Justiça no apaziguamento dos conflitos sociais, mas também seu papel na movimentação da cidade, a presença de representantes desta importante entidade, faz- se necessário a fim de contribuir com essa discussão”.

Na sexta-feira, 18, o Sintrajufe/RS participou de audiência pública na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, em reunião da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), com a presença do prefeito em exercício de Santana do Livramento, Evandro Gutebier (DEM); prefeito de Alegrete, Márcio Amaral (MDB); representações de Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida, Vila Nova e Uruguaiana; presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo; juíza do Trabalho de Santana do Livramento, Déborah Madruga Costa Lunardi; além de representações da advocacia, deputados estaduais, sindicatos e empresários.

Campanha do Sintrajufe/RS em defesa da Justiça do Trabalho já está na rua

Nesta segunda-feira, 21, o Sintrajufe/RS deu início à campanha de mídia em defesa da Justiça do Trabalho. Nesta primeira fase, foi divulgada em 28 rádios do interior, chegando a quase 60 municípios, cobrindo todas as regiões onde há ameaça de fechamento de varas trabalhistas.

A campanha também estará nas redes sociais, para aumentar ainda mais seu impacto. Além disso, a propaganda em defesa da Justiça do Trabalho será veiculada em jornais das regiões atingidas e em outdoors nas nove cidades, além de Porto Alegre., pois a luta não se restringe à manutenção das nove varas trabalhistas agora ameaçadas, uma vez que o relatório do CSJT será anual, ou seja, a cada ano, esse ataque pode ressurgir, atingindo essas e outras varas trabalhistas, inclusive na capital. A mobilização é em defesa da Justiça do Trabalho como um todo.