SAÚDE

Nesta quinta-feira, Sintrajufe/RS promove live com o coordenador da pesquisa Epicovid-19 sobre pandemia e perspectivas para 2022

Nesta quinta-feira, 25, às 19h, o Sintrajufe/RS promove a live “Falta muito? Pandemia: o que esperar em 2022”. Para falar sobre perspectivas para o próximo ano, estará presente o epidemiologista, coordenador da pesquisa Epicovid-19 e ex-reitor da UFPel Pedro Hallal, em conversa com mediação do médico do trabalho e integrante da assessoria de saúde do sindicato, Geraldo Azevedo. A atividade será transmitida pelo canal no Youtube e pelo Facebook do Sintrajufe/RS.

Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Sintrajufe/RS empreendeu uma série de ações a fim de preservar a saúde e a vida de servidores e servidoras e demais pessoas que acessam os prédios do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no estado. Ao longo desse mais de ano e meio, foram muitas matérias informativas, reuniões, lives, diversos gestionamentos e cobranças junto às administrações para manter o maior número de pessoas no trabalho remoto, orientações e cobranças para que, nas atividades estritamente presenciais, fossem observados rigorosos critérios de segurança sanitária.

Além disso, o Sintrajufe/RS ressaltou o trabalho imprescindível de servidores e servidoras da linha de frente, dos e das que atuam na pesquisa sobre Covid-19, em campanhas de vacinação, atendimentos em hospitais e postos de saúde, nas áreas de seguridade e assistência social, entre outras. Os serviços públicos, que estão sofrendo a maior ameaça com a PEC 32/2020, de reforma administrativa, foram e são fundamentais neste período de pandemia.

Neste momento, o Brasil conta mais de 610 mil mortos por Covid-19 e 64% da população está vacinada. Considerando esses dados e a cada maior flexibilização das medidas sanitárias, a proposta é conversar sobre perspectivas em termos de saúde pública.

Sobre os participantes

Pedro Hallal é professor do curso de Educação Física e dos cursos de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da Universidade de Pelotas (UFPel). Foi reitor dessa universidade entre 2017 e 2020 e coordena o Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É também editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Geraldo Azevedo é médico do trabalho, atua na assessoria de saúde do Sintrajufe/RS e foi um dos coordenadores da Pesquisa de Saúde “Trabalho Remoto Compulsório e sob Confinamento”, realizada pelo sindicato entre 2020 e 2021.