SAÚDE

Encontros do Grupo focal Um Conto por Encontro serão retomados na terça-feira, 5

Na terça-feira, 5 de abril, às 18h30min, ocorrerá o primeiro encontro do grupo focal Um Conto por Encontro de 2022. A atividade organizada pelo Sintrajufe/RS une literatura e atendimento psicológico. O conto que norteará a reunião será Em quem se pode confiar? , a da geneticista norte-americana Mary-Claire King. O conto foi publicado no livro Tudo que é belo , organizado por Catherine Burns.

Mary-Claire King é geneticista e professora. Foi a primeira a mostrar que o câncer de mama é hereditário em algumas famí­lias, como resultado das mutações do gene que ela chamou de BRCAI. Também foi pioneira no uso do sequenciamento de DNA para investigações ligadas aos direitos humanos.

O texto será lido durante a reunião, que ocorrerá por videoconferência, pelo aplicativo do Google Meet. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 5 pelo e-mail [email protected]. Se o acesso se der via notebook ou desktop, não é necessário baixar o aplicativo, basta clicar acessar o link via navegador.

Sobre o grupo focal

O grupo é coordenado pela psicóloga da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, Vera Moura.

Nos encontros, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as saí­das que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

O grupo focal está funcionando com encontros quinzenais e aberto a sindicalizados e sindicalizadas que tiverem interesse em mais esse espaço de saúde mental do Sintrajufe/RS.