CNJ prorroga trabalho remoto e plantões até 31 de maio

A resolução 318/2020, publicada nesta quinta-feira, 7, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prorroga o prazo de vigência das resoluções 313 e 314, de março e abril deste ano. Com isso, o trabalho remoto no Judiciário Federal e o regime de plantão seguem até dia 31 de maio. As resoluções 313 e 314 traçam mudanças no funcionamento do Judiciário devido à crise sanitária ocasionada pelo novo coronaví­rus.

Na resolução, assinada pelo presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, são consideradas, entre outras, a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da OMS, de 30 de janeiro de 2020. Também são levadas em consideração a situação de emergência em saúde pública em ní­vel internacional e a decretação de lockdown em alguns estados. Essa medida, que restringe a circulação de pessoas, que só podem sair de casa em casos excepcionais, já está valendo em alguns municí­pios dos estados de Ceará, Maranhão e Pará e em alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro.

A resolução determina que, nos locais em que for decretado lockdown pelos governos estaduais, os prazos processuais ficam automaticamente suspensos nos feitos que tramitem em meios eletrônico e fí­sico, pelo tempo que perdurarem as restrições . Ainda, em casos em que mesmo que as medidas restritivas não sejam efetivadas formalmente, mas em que se verifique a impossibilidade de livre exercí­cio das atividades forenses regulares , os tribunais poderão solicitar ao CNJ a suspensão de prazos.

No texto, destaca-se a recomendação para que a magistratura assegure que os valores recebidos como auxí­lio emergencial sejam protegidos, uma vez que têm caráter alimentar. Dessa forma, não podem ser objeto de penhora, inclusive pelo sistema BacenJud.

Os números no mundo e no Brasil

A OMS divulgou, no dia 4, que chegam a 3.435.894 os casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronaví­rus no mundo. Dessas, 239.604 morreram. Nas Américas, foram confirmados 1.433.756 casos e, entre estes, 77.827 óbitos até o momento.

Dados atualizados pelo Ministério da Saúde no final da tarde da quarta-feira, 6, mostram que, no Brasil, havia 125.218 casos confirmados. As mortes por covid-19 chegavam a 8.536. Foram registradas mortes em decorrência do novo coronaví­rus em todas as unidades da federação; as regiões Sudeste e Nordeste concentram mais casos da doença; respectivamente, 45,8% e 30,5%. As maiores taxas de letalidade (relação entre o número de infectados e mortalidade por 1 milhão de habitantes) estão concentradas nos estados de Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Amapá e São Paulo.

O Sintrajufe/RS defende o isolamento social como a melhor forma de prevenção, de achatar a curva de contágio e tentar evitar o colapso do sistema de saúde. Ao governo cabe tomar medidas para garantir os empregos e salários dos trabalhadores do setor público e privado buscando recursos nas reservas internacionais, na taxação das grandes fortunas e na revogação da emenda constitucional 95/2016.

Atualizado em 8/5/2020, às 15h05min.