CARREIRA

Em reunião com a Fenajufe sobre reestruturação da carreira, STF confirma participação no Fórum de Carreira do CNJ

A Fenajufe reuniu-se com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Toledo, nessa terça-feira, 23, para discutir o anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). O DG confirmou a participação do STF no Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde a proposta será discutida de forma mais aprofundada pelos representantes da federação e das administrações dos tribunais.

Pela federação participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, além do coordenador Fabrício Loguercio, que também é diretor do Sintrajufe/RS. Pelo STF, além do DG, participou o assessor-chefe de Assessoria de Articulação Parlamentar, Flávio Ribeiro Santana.

Na reunião, a Fenajufe reiterou a necessidade de iniciarem-se as negociações sobre a reestruturação da carreira dos servidores e das servidoras do PJU. Os dirigentes destacaram as dificuldades enfrentadas pela categoria diante das perdas salariais e da crescente desvalorização da carreira.

Toledo, além de confirmar a participação do STF nas discussões do fórum, reconheceu a defasagem da carreira e manifestou interesse na proposta apresentada pela Fenajufe. Ele elogiou a abrangência da proposta e destacou que o fórum será o ambiente ideal para avançar na discussão. Os trabalhos do fórum foram retomados nesta quarta-feira, 24.

Entre os principais pontos do anteprojeto estão salários equivalentes aos cargos do ciclo de gestão para os analistas; redução da diferença salarial entre técnicos e analistas, com a sobreposição de tabelas; reestruturação da regra dos adicionais de qualificação e regulamentação da polícia judicial.

Sobre o fórum

O Fórum de Carreira do CNJ na gestão de Dias Tofolli na Presidência do STF, com a finalidade de debater questões relacionadas à carreira das servidoras e dos servidores do Judiciário Federal. O atual coordenador é o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho. Além da Federação, o fórum é composto por representantes, titulares e suplentes dos seguintes órgãos: STF, CNJ, CJF, CSJT, STJ, TST, TSE, STM e TJDFT.

Fonte: Fenajufe