SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

Diretora do Sintrajufe/RS integra equipe do CNJ que elaborará proposta de protocolo de julgamento com perspectiva racial

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um Grupo de Trabalho (GT) para debater e apresentar proposta de um protocolo para julgamento com perspectiva racial no Poder Judiciário. A diretora do Sintrajufe/RS Roberta Liana Vieira, coordenadora em Formação e Aperfeiçoamento Jurí­dico da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, faz parte do GT, junto com outros 15 integrantes de órgãos do sistema de justiça e de universidades do paí­s.

A portaria assinada pelo presidente do CNJ, ministro Luí­s Roberto Barroso, foi publicada em 26 de março. Conforme a portaria, o GT poderá instituir subdivisões temáticas para discussão de pontos especí­ficos, podendo realizar reuniões técnicas, consultar autoridades ou especialistas de entidades públicas e privadas para atuarem na condição de colaboradores. O trabalho do grupo terá prazo de duração de 60 dias.

Após a publicação do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, o Conselho Nacional de Justiça apresenta uma iniciativa de grande relevância: a criação de um protocolo de julgamento com perspectiva racial. A implementação desse protocolo é um passo significativo rumo à construção de um sistema judiciário que reflita os valores democráticos e os princí­pios de igualdade presentes na Constituição Federal. Ao considerar as especificidades e desafios enfrentados por indiví­duos e comunidades racialmente discriminadas, o protocolo busca assegurar que as decisões judiciais sejam tomadas de forma imparcial e justa, contribuindo para a redução das desigualdades e para o combate ao racismo estrutural , destaca Roberta, e complementa: o GT é bastante diverso, o que demonstra o compromisso e a sensibilidade do Poder Judiciário em relação à questão racial .

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: TRT4