SOLIDARIEDADE

Campanha contra a Pobreza Menstrual arrecada mais de 900 pacotes de absorventes

O Sintrajufe/RS, representado pela diretora Alessandra Andrade, participou, na segunda-feira, 24, da entrega das doações da Campanha contra a Pobreza Menstrual , realizada de 14 de março a 22 de abril. Os 902 pacotes de absorventes foram destinados à Secretaria da Educação do RS, para distribuição entre meninas e meninos trans em situação de vulnerabilidade nas escolas, atendidos pelo programa Livre para Aprender .

A secretária estadual de Educação, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, explicou que o programa Livre para Aprender abrange 53 mil alunas, de 12 a 20 anos, da rede estadual de ensino. Segundo ela, as estudantes faltam, em média, três dias por mês devido à falta de absorvente higiênico, o que traz uma perda de aprendizagem muito grande.

A Campanha contra a Pobreza Menstrual foi organizada pelo Programa Horizonte Sustentável e o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4, com a parceria do Sintrajufe/RS e da Amatra IV. Além de arrecadar os absorventes, a iniciativa também pretendeu trazer visibilidade ao tema e conscientizar a sociedade sobre o direito à dignidade menstrual.

O que é pobreza menstrual

Pobreza menstrual é a falta de acesso a recursos e infraestrutura para manter uma boa higiene no perí­odo da menstruação. Ela não se limita à insuficiência econômica para a aquisição de absorventes, coletores ou calcinhas menstruais, mas também abrange a falta de condições básicas de higiene, como saneamento e acesso à água, banheiros e sabonetes nas escolas e em casa.

A pobreza menstrual também envolve a falta de conhecimento a respeito da menstruação, um acontecimento natural que ainda é considerado um tabu por parte da sociedade.

Fonte: TRT4 / Foto: Secom TRT4