JURÍDICO

Assembleia geral aprova calendário de mobilização e trata também de ações judiciais

O Sintrajufe/RS realizou, no dia 10, assembleia geral na qual a categoria aprovou participação na greve de 24 horas do serviço público, dia 18 de agosto, e demais atividades do calendário de mobilizações contra a reforma administrativa (PEC 32/2020) e pelo fim do governo Bolsonaro. Na assembleia, também foi ratificado o ingresso pelo sindicato de ação civil pública contra Jair Bolsonaro (sem partido) por danos a servidores e servidoras da Justiça Eleitoral e aprovado ingresso de três ações coletivas, que tratam dos seguintes assuntos: regras de transição para aposentadoria depois da reforma da Previdência, horas extras na Eleitoral e perí­odo de usufruto de férias na Justiça do Trabalho.

Os informes e as discussões que ocorreram na assembleia envolvendo a reforma administrativa foram divulgados em notí­cia que pode ser conferida AQUI

Ações judiciais

A assembleia ratificou o ingresso da ação civil pública contra Jair Bolsonaro (sem partido) por danos morais a servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. O Sintrajufe/RS ingressou com a ação no iní­cio de julho, por conta das reiteradas acusações do presidente contra o sistema eleitoral, sem apresentar qualquer prova. O entendimento do sindicato é de que a categoria está sendo prejudicada e colocada em risco pelas declarações de Bolsonaro, que ameaçam também a própria democracia por colocar em dúvida a lisura do processo eleitoral.

Foi aprovado o ingresso de ação que trata de aposentadoria. Nessa ação judicial coletiva, o Sintrajufe/RS propõe discutir a inconstitucionalidade da revogação das regras de transição criadas pelas emendas constitucionais (EC) 20/1998 e 41/2003, o que foi determinado pela emenda constitucional EC 103/2019. O objetivo, com a ação judicial, é permitir que os servidores e as servidoras que cumpriram os requisitos possam se aposentar pelas regras de transição anteriores, já na vigência da emenda constitucional 103/2019.

Em outra ação coletiva, cujo ingresso foi aprovado pela assembleia, o Sintrajufe/RS buscará o recebimento, por servidores e servidoras da Justiça Eleitoral, das horas extras não pagas, em trabalho remoto, referentes às eleições municipais de 2020.

Por fim, foi aprovada ação judicial que discutirá a ilegalidade dos atos administrativos do TRT4 Região que determinaram obrigatoriedade de fruição de férias apenas em perí­odos preestabelecidos pela administração. Esse tema já foi objeto de requerimento administrativo em 2020, negado pelo tribunal. Com nova determinação formalizada em 2021, o Sintrajufe/RS buscará reverter a medida na via judicial.