No último sábado, 20, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nota pública solidarizando-se com os servidores e servidoras federais que estão lutando por reposição salarial em 2024. A nota trata da greve dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e reivindica que o governo federal “retome o diálogo com as entidades dos servidores e construa uma saída para o atual impasse, buscando soluções que atendam minimamente às necessidades dos servidores e das servidoras”.
Notícias Relacionadas
Leia abaixo a nota completa:
A legitimidade da greve dos servidores A Central Única dos Trabalhadores (CUT) solidariza-se com os servidores e as servidoras federais em sua justa luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Mesmo considerando o esforço governamental de estabelecer uma política de correção e recuperação das perdas dos governos passados e de buscar alternativas frente a seus limites orçamentários a proposta inicial de concessão de reajuste zero em 2024, justifica a greve. A CUT solicita ao governo federal que retome o diálogo com as entidades dos servidores e construa uma saída para o atual impasse, buscando soluções que atendam minimamente às necessidades dos servidores e das servidoras. A CUT reafirma que para reconstruir o Brasil é preciso valorizar a educação e o conjunto dos servidores públicos, pois sem isso a classe trabalhadora não conseguirá superar os desafios tecnológicos e a qualificação exigida no mercado de trabalho. A greve dos servidores federais é um alerta para toda a sociedade sobre a urgência de defendermos o serviço público como um patrimônio do povo brasileiro. A CUT seguira firme ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras dos serviços públicos e privados, nessa batalha por dignidade, justiça e respeito aos direitos fundamentais e a valorização profissional. Direção Executiva Nacional da CUT |

Diretor da Fenajufe e do Sintrajufe/RS esteve em ato no dia 17 em Brasília
Na última quarta-feira, 17, servidores e servidoras da educação realizaram uma mobilização em Brasília organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A Fenajufe esteve presente na atividade, representada pela coordenadora Luciana Carneiro e pelo coordenador Fabrício Loguercio, que também é diretor do Sintrajufe/RS.
Foto: Marcos Paulo Lima (Maracatu)/CUT-DF e Divulgação Fenajufe