Nessa terça-feira, 30, o Sintrajufe/RS participou de ato convocado pela Fenajufe em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A atividade contou com a presença de diversos sindicatos de base, como o Sintrajufe/RS, e foi realizada para pressionar o STF pelo encaminhamento do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCS) da categoria ao Congresso Nacional.
Notícias Relacionadas
O ato foi uma deliberação aprovada no 12º Congrejufe. Além do Distrito Federal, ocorreram mobilizações em vários estados, como o Rio Grande do Sul. O Sintrajufe/RS enviou uma caravana, composta por Cristina Feio de Lemos (diretora do Sintrajufe/RS), Eduardo Dutra (diretor de base), Josiani Evelin Pacheco (JF), Mara Rejane Weber (aposentada JT e diretora eleita do Sintrajufe/RS) e Marli Da Campo Zandoná (diretora do Sintrajufe/RS), que também acompanharam a sessão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que decidiu, por unanimidade, que os valores do auxílio-saúde devem considerar o princípio da isonomia entre magistrados e servidores e entre os tribunais regionais.
As atividades tiveram início no mês de maio e precisarão se intensificar. O Congresso Nacional vota, até o início do segundo semestre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, estabelecendo as metas e as prioridades do orçamento público e orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A categoria deverá aumentar a pressão visando à inclusão dos recursos LOA de 2026.
No Rio Grande do Sul, nessa segunda-feira, 30, o frio intenso não impediu a categoria de comparecer ao ato público convocado pelo Sintrajufe/RS, em Porto Alegre. As atrizes Sandra Possani e Fernanda Petit interpretaram a tartaruga e o coelho, como forma de mostrar a demora para atendimento das demandas da categoria, em contraste com a rapidez para aprovação de benefícios da magistratura. Também houve mobilização em Caxias do Sul e Santa Maria.
Com informações da Fenajufe













