TRABALHISTA E ELEITORAL

66 deputados assinam PEC que prevê fim da Justiça do Trabalho e ataque à Eleitoral, 8 são gaúchos; veja quem são eles

Reforma geral do Judiciário é como o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) denomina a proposta de emenda à Constituição (PEC) que ele pretende encaminhar e para a qual está buscando assinaturas. Até 1º de março, 66 parlamentares haviam aderido, entre eles, oito gaúchos. Entre as mudanças pretendidas pelo deputado prí­ncipe , estariam a extinção da Justiça do Trabalho; a transferência da responsabilidade pelas eleições para o Congresso Nacional, com auxí­lio da Autoridade Nacional Eleitoral , que seria criada pela reforma; e o aumento das competências da Justiça Militar.

Entre os gaúchos, assinaram a proposta os deputados Afonso Hamm (PP), Bibo Nunes (PL), Giovani Cherini (PL), Marcel Van Hattem (Novo), Mauricio Marcon (Podemos), Pedro Westphalen (PP), Sanderson (PL) e Zucco (Republicanos). Para a PEC ser apresentada, são necessárias as assinaturas de 171 deputados e deputadas.

EstadoDeputado(a)Partido
Pr. Marco FelicianoPL
Ricardo SallesPL
Rosane VallePL

Conforme Luiz Philippe, o objetivo é modernizar a estrutura do Judiciário para que seja mais célere e atenda com mais rapidez as demandas da sociedade e revalidar as instituições do poder Judiciário como um poder confiável e seguro, principalmente para a população, mas também para os legisladores, chefes de poderes e até terceiros interessados numa estabilidade e segurança jurí­dica .

Confira algumas propostas contidas no projeto:

STF “ Seria a corte suprema, constitucional, formada por juí­zes com idades a partir de 50 e menos de 65 de idade, de notável saber jurí­dico e reputação ilibada e que comprovem pelo menos vinte anos de atividade judicante, sendo indicado de diferentes formas e vedada a recondução .As competências não constitucionais seriam absorvidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelos demais tribunais. O STJ teria juí­zes com idade mí­nima de 45 anos, com mandato de cinco anos, sem possibilidade de recondução.
Justiça do TrabalhoSeria extinta e passaria a ser absorvida pela Justiça comum.
TSEAs funções de administração geral das eleições e de contencioso judicial seriam exercidas por órgãos distintos, em substituição ao sistema atual. A atribuição da função de administração geral das eleições passaria a ser de responsabilidade do Congresso Nacional, com o auxí­lio da Autoridade Nacional Eleitoral, que seria instituí­da como o organismo eleitoral responsável pela administração das eleições em todo o território nacional, com sede no Distrito Federal e quadro próprio de pessoal .
Justiça MilitarJulgaria crimes contra a soberania nacional, violação da integridade territorial, terrorismo, espionagem, crime de lesa-pátria e de guerra, operações militares de militares e também civis.

Com informações do UOL e do site do deputado Luiz Philippe