SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CALAMIDADE

Governo adia o Concurso Nacional Unificado em todo o país devido às fortes chuvas no RS

O governo federal adiou o Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, por conta do estado de calamidade pública vivenciado no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira, 3. O exame seria aplicado no domingo, 5, em 228 municípios do país; a nova data ainda não foi definida.

Na quinta-feira, 2, o Ministério da Gestão informou em nota que a prova seria mantida para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. O governo, contudo, manteve as discussões internas para encontrar uma “saída jurídica” a fim de evitar prejuízo aos candidatos que fariam as provas em cidades gaúchas. O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou pela manhã que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. No país foram cerca de 2,5 milhões de inscritos.

“Enem dos Concursos”

O CNU centraliza pela primeira vez, em uma única prova, os concursos autorizados para a seleção de servidoras e servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. No concurso, estão em disputa 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Enchentes no RS: saiba como ajudar

Já são quatro dias de chuvas intensas e praticamente ininterruptas, com 38 mortes confirmadas e 74 pessoas desaparecidas. O governo do estado decretou calamidade pública. Ao todo, 235 dos 497 municípios gaúchos foram afetados. Há 23 mil pessoas desalojadas, 7.949 em abrigos e 74 feridos, de acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado às 13h30min desta quinta-feira, 3.

A CUT/RS lançou uma campanha emergencial de solidariedade junto aos sindicatos filiados para coletar doações e auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes. O presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, destaca que “a solidariedade, que é característica da classe trabalhadora, nesta hora deve estar voltada ao socorro de tantos companheiros e companheiras que perderam entes queridos e bens materiais conquistados com muito esforço”.

Doações podem ser feitas por depósito bancário ou Pix

Conta bancária da CUT/RS:
Cresol (133)
Agência 5607
Conta corrente 18.735-6
CNPJ: 60.563.731/0014-91
Pix: 51996410961

Com informações de G1 e UOL