ORGANIZAÇÃO

10º Congresso do Sintrajufe/RS: painel sobre democratização do Judiciário e do MPU ocorrerá dia 1º/7; conheça o convidado e a convidada

Democratização do Judiciário e do MPU será o tema de painel do 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, no dia 1º de julho, às 11h. Foram convidados a falar sobre o assunto o desembargador do TRF4 Rogério Favreto e a professora de Direito da Ufrgs Juliane Sant™Ana Bento. O Congresso será realizado de 30 de junho a 2 de julho no Hotel Continental, em Porto Alegre.

O debate será conduzido pelo texto-base apresentado pela direção do sindicato, intitulado Democratização do Poder Judiciário e MPU .

A direção entende que o Judiciário e MPU persistem em um modelo democraticamente ultrapassado , com uma estrutura hierárquica interna extremamente autoritária, na qual o poder é exercido pela magistratura e procuradores de forma absoluta e inquestionável . O texto destaca aspectos como a assimetria nas relações de trabalho, a administração das unidades como se fossem feudos , a falta de um ambiente democrático para a organização do trabalho e o tratamento, com mão de ferro , de mobilizações e greves de servidores e servidoras. Isso se reflete na falta de representação de servidores e servidoras e da cidadania tanto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O texto aponta o adoecimento com uma grave decorrência da foma como se organiza o trabalho no PJU e no MPU, com destaque para as metas abusivas, que também contribuem para a perda de qualidade da Justiça. Da mesma forma, o não provimento de cargos e a transformação de cargos efetivos em cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, geram sobrecarga e são exemplos dos equí­vocos e da falta de democracia na administração dos órgãos do PJU e MPU .

Para democratização do PJU e do MPU, a direção do Sintrajufe/RS propõe, entre outros: democratização na escolha dos dirigentes dos órgãos, com revisão dos processos de eleição das respectivas administrações e do acesso ao grau de jurisdição mais elevado; superação do elitismo e do conservadorismo, ampliando as cotas raciais, de gênero e outras, inclusive para instâncias superiores; ampliação da composição do CNJ, CNMP para garantir a presença de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema de Justiça e de outros atores sociais, inclusive no direito a voto; garantia de efetiva presença sindical nos espaços institucionais; arquivamento da PEC 32/2020, de reforma administrativa, e efetiva valorização do quadro funcional; aprofundamento de iniciativas como a exigência de prática jurí­dica com efetiva atuação em instituições de defesa de vulneráveis e/ou de defesa dos direitos humanos.

Veja AQUI o caderno de texto-base.

Sobre o convidado e a convidada

Rogério Favreto é desembargador federal do TRF4 e diretor da Escola da Magistratura do TRF4 (Emagis). Foi procurador de carreira e procurador-geral do Municí­pio de Porto Alegre, leciona no Verbo Jurí­dico e é autor e coautor de diversos livros e publicações.

Juliane Sant™Ana Bento é professora do Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito e dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Ciência Polí­tica da Ufrgs e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Justiça e Poder Polí­tico Nejup-Ufrgs.

Organização do 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Secretaria de Organização e Polí­tica Sindical, com Etel ou Gisele, pelo e-mail [email protected], pelo fone (51) 3235-1977, opção 1, ou pelo WhatsApp (51) 99566-0786.