Nesta quinta-feira, 2, o Sintrajufe/RS formalizou requerimento junto à Direção do Foro Diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, a fim que sejam adotadas, em todo o estado, as mesmas medidas definidas pelo TRF4, considerando a grave situação ocasionada pelas chuvas dos últimos dias. O sindicato argumenta que servidoras e servidores precisam estar amparados pela uniformização de procedimentos a serem seguidos nas diversas unidades.
Notícias Relacionadas
No requerimento, o Sintrajufe/RS lembra que TRF4 suspendeu prazos processuais, sessões e audiências nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, nos processos em tramitação tanto no tribunal quanto na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, mantendo os prédios abertos para atendimento ao público, “salvo por absoluta impossibilidade”.
Devido aos transtornos causados pelas fortes chuvas que ocorrem em todo o estado, “impactando diretamente a mobilidade urbana com segurança e dos alertas meteorológicos”, o TRF4 também autorizou o regime de teletrabalho extraordinário nesses dois dias. O Sintrajufe/RS aponta que, pelos mesmos motivos, os trabalhadores e as trabalhadoras terceirizados (da copeiragem e da higienização) foram liberados às 13h desta quinta-feira, 2, sendo mantido apenas plantão para emergências.

A situação é grave ou gravíssimas em várias regiões do estado; ainda assim, não há qualquer orientação da Seção Judiciária do RS a respeito de como servidores e servidoras, estagiários e estagiárias, terceirizados e terceirizadas devem proceder. Isso preocupa a categoria e levou vários colegas a contatarem o sindicato.
Foto: divulgação/prefeitura de Forquetinha