CAMPANHA SALARIAL

TVT divulga matéria repercutindo ato do funcionalismo em Brasí­lia que deu iní­cio à campanha salarial unificada; assunto está na pauta da assembleia geral do Sintrajufe/RS desta quinta-feira

O Seu jornal , da TVT, divulgou matéria em que repercutiu o ato público realizado pelo funcionalismo federal em frente ao Banco Central nessa terça-feira, 18. A atividade deu iní­cio à campanha nacional unificada por recomposição salarial. O Sintrajufe/RS estava presente nesse ato, que ocorreu pela manhã, e também no segundo, que aconteceu à tarde, junto à sede do Ministério da Economia.

A matéria explica que estavam presentes servidoras e servidores de diversas partes do Brasil, representavam a grande maioria do funcionalismo que ficou fora da promessa de reajuste salarial feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) apenas para a Polí­cia Federal, Polí­cia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A reportagem destaca que o serviço público vem enfrentando sucessivas campanhas empresariais na mí­dia, com ataques que objetivam a privatização dos serviços prestados à população.

Nas diversas entrevistas apresentadas na reportagem, servidores e servidoras falaram sobre a campanha contra a PEC 32/2020, de reforma administrativa, e na manutenção da unidade então construí­da, agora na luta pela recomposição emergencial de salários. O coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo, afirmou: não aceitamos reajuste só pra uma parte, í­nfima, da categoria. Queremos reajuste para todos, por isso estamos unificados. Da mesma forma que conseguimos que não fosse votada a reforma administrativa no ano passado, agora, mais uma vez, na luta, vamos construir a nossa vitória .

Ana Paula Cusinato, dirigente da CUT/DF, destacou a unidade de servidores e servidoras federais, estaduais, municipais e distritais. Segundo ela, a luta segue unificada, com servidores de todos os poderes da República, pois, nós sabemos qual é o nosso inimigo e vamos derrotar Bolsonaro, Paulo Guedes e toda a sua tropa”.

Sintrajufe/RS convoca categoria para assembleia geral nesta quinta-feira, 19h

Nesta quinta-feira, 20, às 19h, o Sintrajufe/RS convoca para a primeira assembleia geral de 2022. A mobilização em defesa de reajuste salarial será um dos pontos de pauta, com relatos sobre as atividades desta terça-feira e, possivelmente, da reunião com o STF, que ocorrerá no final da tarde.

Também estarão na pauta a continuidade do combate à reforma administrativa, derrotada no ano passado, mas que pode voltar neste ano; a situação atual da pandemia de Covid-19 e a atuação junto aos órgãos do Judiciário e do MPU no Rio Grande do Sul; e uma pauta especí­fica da Justiça Federal, mas que reflete uma situação mais ampla de sobrecarga de trabalho e de desvalorização dos servidores e servidoras do Judiciário Federal, que é a criação de 12 novos gabinetes no TRF4, sem o provisionamento equivalente de servidores, funções comissionadas e cargos em comissão nas unidades criadas.