SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

BALCÃO VIRTUAL

Sintrajufe/RS realiza segunda reunião aberta sobre implementação de balcão virtual e utilização do Whatsapp no trabalho remoto

Ler conteúdo

Na próxima quarta-feira, 7, o Sintrajufe/RS realiza novo grupo focal aberto com a categoria sobre a decisão de implementação de balcão virtual na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal no Rio Grande do Sul e o uso de Whatsapp nos grupos de trabalho. A reunião será às 18h30min, pela plataforma Zoom, com acesso AQUI. A reunião contará, mais uma vez, com a participação da professora da UnB e especialista em psicologia social e do trabalho Ana Magnólia Mendes.

No final de março, o TRT4, o TRF4 e a JFRS publicaram portarias regulamentando a implementação do balcão virtual, ferramenta de atendimento telepresencial, para contato imediato entre o público e setores de atendimento de cada unidade judiciária. A medida consta na resolução 372/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O assunto foi tratado em reunião do Sintrajufe/RS com a administração do TRT4 no dia 16 de março. Depois, reunião aberta com a categoria, em formato de grupo focal, foi realizada no dia 23.

O sindicato vem apontando problemas nas dinâmicas propostas, principalmente no que diz respeito ao período de funcionamento, que, segundo a resolução do CNJ, deve abarcar “todo o horário de atendimento ao público, de forma similar à do balcão de atendimento presencial”. Além da questão do horário de atendimento e das dificuldades de equipamento, há outras pendências importantes para que o balcão virtual seja implementado sem prejuízos aos servidores e às servidoras. O Sintrajufe/RS é contra a implementação às pressas e em meio à pandemia, quando a tendência é de agravamento das já difíceis condições de trabalho da categoria. O sindicato alerta que a criação imediata do balcão virtual irá gerar uma verdadeira invasão das casas de servidores e servidoras, que terão que lidar, ainda, com a falta de treinamento para trabalhar nesse novo formato.

Na reunião aberta / grupo focal do dia 7, também estarão em discussão outras questões relacionadas às dinâmicas de trabalho, como os problemas que estão sendo enfrentados em relação ao uso excessivo do Whatsapp, gerando sobrecarga em servidores e servidoras.

FALE CONOSCO

Font Resize
Contraste