APOSENTADOS

Quintativa de maio, com participação de educadora fí­sica, tratou de prevenção de quedas

No dia 26, última quinta-feira de maio, ocorreu a primeira Quintativa de 2022 do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF). Com o tema Atividades fí­sicas que ajudam a prevenir quedas , a atividade, online, contou com a participação da educadora fí­sica Fernanda Regina Rodrigues.

Fernanda tem formação em Educação Fí­sica, com especialização em Atenção Geriátrica Integrada e mestrado em Gerontologia Biomédica. O encontro foi preparado para dar continuidade ao que foi apresentado no painel Quedas: causas, consequências e prevenção , ministrado pelo médico internista, geriatra e professor de Geriatria da Escola de Medicina da Unisinos Milton Humberto Schanes dos Santos, durante o XXIV Encontro Estadual do Núcleo, em dezembro de 2021.

Na primeira parte da reunião, os e as participantes falaram sobre os aspectos que consideraram importantes no painel apresentado no XXIV Encontro Estadual. Mencionaram a importância de beber água com frequência e da prática de atividade fí­sica para a qualidade de vida e referiram que tapetes e uso indiscriminado de medicamentos podem levar ao desequilí­brio e quedas. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais.

A partir desses relatos, Fernanda iniciou sua palestra, apresentando informações e demonstrando exercí­cios que foram realizados pelos e pelas participantes. Ela falou sobre o processo de envelhecimento, que é gradual e diferente para cada pessoa e começa a se manifestar a partir dos 27, 30 anos. Alguns aspectos destacados fora a atrofia da musculatura esquelética e a perda de massa muscular (esta diminui 1% ao ano, a partir dos 40 anos, em pessoas sedentárias). Para melhorar esse quadro, é fundamental a prática de exercí­cios fí­sicos. Quando se é ativo, afirmou a educadora, é possí­vel chegar aos 70 anos com uma estrutura óssea 40 anos jovem.

“Cair não é normal”, assegurou Fernanda. Ela também alertou para outros sinais que pode indicar sintomas de doenças: dores articulares; falta de força generalizada; perda de continência; tremores; falta de memória; dificuldade de falar, engolir, caminhar; falta de vontade de viver. Por isso, se houver quedas frequentes ou se apresentarem esses sinais, é preciso procurar ajuda médica, para descobrir as causas e buscar tratamento.

Fernanda afirmou que o envelhecimento é responsável por um decréscimo fí­sico, mas não é motivo para a imobilidade e para a dependência. Exercí­cios fí­sicos, como caminhadas e alongamentos, atividades em grupo e lazer são indicados em qualquer idade e podem ser importantes auxiliares para um envelhecimento saudável.

Segundo a diretora Arlene Barcellos, também coordenadora do NAF, essa foi mais uma atividade promovida pelo Sintrajufe/RS, organizada por meio do NAF, que busca alertar aposentados, aposentadas e pensionistas para a importância da prevenção a quedas, que podem interferir, e muito, na qualidade de vida das pessoas.

Para Iria Edinger, também coordenadora do NAF, com a palestra do dr. Milton, tão detalhadamente expondo riscos e consequências de quedas na terceira idade, e com as orientações da Fernanda nessa Quintativa quanto à necessidade de atividade fí­sica, com certeza, poderemos prevenir esse tipo de ocorrência, como também teremos melhores condições de enfrentar se por ventura acontecer .

Participou da Quintativa a diretora do Sisejufe/RJ e coordenadora do Departamento de Aposentados e Pensionistas da entidade (DAP), Neli da Costa Rosa. Ela estava presente a fim de conhecer as atividades do NAF e mencionou que levará a sugestão de realização, no DAP, do painel sobre quedas.

Próxima reunião do NAF ocorre dia 9 de junho, às 15h

A próxima reunião do NAF ocorre na quinta-feira, 9 de junho, às 15h, e será realizada ainda por videoconferência pela plataforma Zoom, como tem ocorrido desde o iní­cio da pandemia.

Quem já participou das reuniões anteriores não precisa se inscrever, porque receberá, por e-mail ou por WhatsApp, o link para acesso à sala de reunião.

As aposentadas, aposentados e pensionistas que ainda não participaram das atividades de forma online deverão encaminhar e-mail, com antecedência, para [email protected], a fim de receberem as orientações necessárias para ingresso na sala de reuniões.

É importante verificar, também, se a resposta não está no SPAM ou no lixo eletrônico.