Em assembleia geral realizada nessa quinta-feira, 25, a categoria aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do Sintrajufe/RS referente ao período de janeiro a dezembro de 2023. A assembleia, que ocorreu de forma online, analisou e aprovou o parecer apresentado pelo Conselho Fiscal.
Notícias Relacionadas
O parecer foi lido pela conselheira fiscal Eloá Nunes Nazareth Paiva, que destacou constatações e recomendações feitas à direção do sindicato. Entre elas, registrou o aumento no número de sindicalizações em 2023 e a sugestão de que seja “mantido o empenho na busca de novos sindicalizados”.
Veja AQUI o parecer do Conselho Fiscal.
Veja AQUI os demonstrativos contábeis.

Lutas da categoria
Na assembleia, a direção do Sintrajufe/RS fez um breve relato sobre as lutas da categoria e questões salariais e de carreira no período. Foi lembrado que, depois de muita mobilização e dos anos de congelamento durante o governo Bolsonaro, a categoria conquistou a reposição salarial, parcelada em três vezes, e que se busca a antecipação da parcela de 2025 para 2024.
Também foram mencionadas outras iniciativas e pautas, nacionais e locais, com atuação do Sintrajufe/RS: pagamento de retroativos dos quintos, devolução dos valores cobrados dos planos de saúde, não fechamento de varas trabalhistas e impedimento da criação das Centrais de Tramitação Processual (CTP), provimento de cargos, execução e pagamento de valores resultantes de ações judiciais protocoladas pelo sindicato, luta contra a residência jurídica, defesa da redução da contribuição previdenciária, reestruturação da carreira, denúncias de privilégios autoconcedidos à magistratura.

Agenda de maio registra várias atividades de mobilização
Ao final da assembleia, a direção informou sobre as várias atividades de mobilização que acontecerão em maio, com orientação de que a categoria participe, tanto em Porto Alegre quanto no interior.
1º de maio – Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras: Porto Alegre: Casa do Gaúcho (rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 303), às 13h30min Também haverá atividades em outras cidades, como Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria |
4 de maio – Encontro Estadual das Mulheres da CUT |
9 de maio – Dia Nacional de Mobilização dos servidores e das servidoras do Judiciário Federal (ato às 14h, nas varas trabalhistas de Porto Alegre) |
22 de maio – Marcha a Brasília |
23 a 26 de maio – XXIV Plenária Nacional Ordinária da Fenajufe em Natal (RN) |