O ZERO FICOU PARA TRáS

Pagamento de fevereiro vem com novos valores; reforce o Sintrajufe e a luta pela reposição de todas as perdas salariais

A luta da categoria garantiu a superação do reajuste zero que marcou os quatro anos de Bolsonaro (PL). Em fevereiro, chegou o pagamento com os efeitos das leis 14523 e 14524/2023, sancionadas pelo presidente Lula (PT), de revisão salarial do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. A reposição, de 19,25%, será implementada em três parcelas, cumulativas, totalizando 24 meses: 1º de fevereiro de 2023 (6%); 1º de fevereiro de 2024 (6%) e 1º de fevereiro de 2025 (6,13%).

A sanção aconteceu quase um ano depois da entrega da pauta de reivindicações unificada dos servidores federais, em 18 de janeiro de 2022. Durante todo o ano, foram muitos atos públicos, mobilizações em aeroportos, junto aos órgãos em Brasí­lia e nos estados, no Congresso Nacional. O Sintrajufe/RS participou de todos os atos públicos convocados na capital federal, com o envio de mais de dez caravanas, realizou atividades no RS e intercedeu juntos aos tribunais regionais para que manifestassem apoio à reposição salarial.

Onda de mentiras e desinformação pelo zero de Bolsonaro

Desde o iní­cio da campanha salarial unificada, Bolsonaro e sua equipe enrolaram e disseminaram informações desencontradas sobre o reajuste, na tentativa de desmobilizar o funcionalismo. Em quatro anos de governo, Jair Bolsonaro (PL) atacou sem descanso os serviços públicos, aparelhando
setores-chave, como segurança, e desestruturando outros, como saúde, educação e meio ambiente. E passou a ser o primeiro desde a redemocratização a não conceder nenhum reajuste.

Por seu turno, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) nada faziam. Quando, finalmente, depois de muita pressão, o STF e o MPU aprovaram uma proposta de 18% de reajuste, pois havia recursos dos próprios órgãos, alas governistas no Congresso fizeram diversas ameaças, inclusive de não votar o Orçamento 2023. Pela proposta, seria concedida recomposição de 18% em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de 4,5%, sendo a primeira em abril de 2023, a segunda em agosto do mesmo ano, a terceira em janeiro de 2024 e a última em julho de 2024.

STF e da PGR aceitaram movimento de Lira e Pacheco por outro prazo

Em dezembro de 2022, entrando nos primeiros dias de recesso, o Sintrajufe/RS, a Fenajufe e outros sindicatos permaneceram na capital federal, contatando parlamentares, pressionando pela aprovação dos projetos. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, que durante toda a campanha salarial se recusaram a receber os servidores e
as servidoras, nunca defenderam os projetos publicamente e cederam à imposição do presidente da Câmara, Arthur Lira (Pros-AL), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSC-RO), para mudar o projeto original e aumentar o tempo do parcelamento.

Preservação de quintos no orçamento não chegou aos contracheques

O STF e a PGR também se omitiram quando Lira se recusou a incluir no PL 2441/2022 emendas que garantiriam a revisão salarial a colegas que têm decisão administrativa nos quintos incorporados entre abril de 1998 e setembro de 2001 e a VPNI dos oficiais de justiça, mesmo que houvesse recursos previstos no orçamento. Por outro lado, STF e PGR foram ágeis para articular a PEC 63/2013, desengavetada por Jair Bolsonaro (PL), que beneficiaria membros da magistratura e do Ministério Público ao restabelecer o pagamento dos quinquênios, o que poderia significar um aumento imediato de até 35%. A proposta foi arquivada nos primeiros dias do governo Lula.

Ainda não é sindicalizado? Veja como fazer

Estar filiado ou filiada ao Sintrajufe/RS traz diversas vantagens, como as assessorias jurí­dica e de saúde, os convênios, uso dos alojamentos e do Salão Multicultural Alê Junqueira, descontos em oficinas de cultura, entre outras.

Para se sindicalizar, acesse AQUI a ficha.

Abra e imprima a ficha de sindicalização, preencha, confira tudo e assine. Depois, basta enviá-la, digitalizada, para o e-mail [email protected].

O envio pode ser feito por Correios para o Sintrajufe/RS (Rua Marcí­lio Dias, 660Menino DeusPorto AlegreRSCEP 90.130-000) ou entregue ao diretor ou diretora de base de sua unidade.

Atualizado em 24/02/2023, às 17h10min.