20 DE NOVEMBRO

Neste domingo, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, Sintrajufe/RS participa da Marcha Independente Zumbi Dandara em Porto Alegre

A Marcha Independente Zumbi Dandara, ocorre neste domingo, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com concentração às 16h no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre. O Sintrajufe/RS integra o grupo de mais de 40 entidades que organizam as atividades do Novembro Antirracista Unificado.

A Marcha sairá do Largo Zumbi dos Palmares, cumprindo o seguinte trajeto: Avenida Perimetral até a Escola Técnica Parobé, Avenida Augusto de Carvalho até a Rótula das Cuias, seguindo pela orla até a Praça do Tambor.

O 20 de Novembro

A década de 1960 foi marcada por convenções e declarações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o combate ao racismo, que culminaram com a instituição do Ano Internacional da Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial1971. No mesmo ano, na noite de 20 de novembro, em Porto Alegre, o pioneiro Grupo Palmares realizou um ato evocando a resistência negra. O evento valorizava o herói Zumbi, lí­der do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. A partir de então, outros grupos, em todo o paí­s, aderiram à data.

O Grupo Palmares era formado, entre outros, por Oliveira Silveira, Antônio Carlos Côrtes, Ilmo da Silva, Vilmar Nunes, Jorge Antônio dos Santos (Jorge Xangô) e Luiz Paulo Assis Santos.