CULTURA ANTIRRACISTA

Sintrajufe/RS lança Grupo de Leitura Antirracista, com duração de três meses; primeiro encontro acontece no dia 30 de abril e vai discutir O Avesso da Pele

Terá iní­cio neste mês de abril o Grupo de Leitura Antirracista do Sintrajufe/RS. O primeiro encontro, online, será no dia 30 de abril, às 19h30min, dando iní­cio aos debates sobre o livro O Avesso da Pele , de Jeferson Tenório.

O Grupo de Leitura Antirracista do Sintrajufe/RS é uma iniciativa para promover a educação continuada e a reflexão coletiva sobre a questão racial. Ele contemplará uma das proposições do Encontro de Negros e Negras do Sintrajufe, ocorrido em outubro de 2023. A ideia é fortalecer a cultura antirracista e oportunizar um espaço de acolhimento e reflexão de forma coletiva.

Ao longo de três meses, serão lidos e discutidos três livros que abordem temas relevantes para a luta antirracista. A partir dos textos, os debates buscarão ampliar a conscientização e promover o letramento racial. Em cada encontro, haverá participação de facilitadores, conhecedores da obra, garantindo uma experiência enriquecedora a todos e todas.

Para participar, é necessário inscrever-se preenchendo o formulário disponí­vel AQUI até o dia 10 de abril de 2024, às 18h.

Neste primeiro encontro, a facilitadora será ísis Garcia, secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS.

O primeiro encontro será realizado no dia 30 de abril e o segundo, em maio. Os demais serão marcados posteriormente, juntamente com os e as participantes do Grupo de Leitura.

O Avesso da Pele

Vencedor do Prêmio Jabuti 2021, O Avesso da Pele conta a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da famí­lia e refazer os caminhos paternos, trazendo à superfí­cie um paí­s marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um paí­s racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade.