SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARREIRA

Fórum de Carreira do CNJ: presidentes de STF, TSE e STJ já assinaram portaria que regulamenta o AQ

Os integrantes do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU se reuniram nesta quarta-feira, 6, para definir os próximos passos dos debates. Alguns assuntos estão com encaminhamento avançado, caso do adicional de qualificação. A proposta de alteração no anexo I da portaria conjunta STF/CNJ/TST/TSE/STJ/CJF/CSJT/TJDFT 1 de 07/03/2007, que regulamenta o AQ, já foi encaminhada para assinatura dos presidentes dos tribunais. Já assinaram os seguintes órgãos: CNJ/STF, TSE e STJ.

Pela Fenajufe, participaram da reunião a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Charles Bruxel, Edson Borowski (também diretor do Sintrajufe/RS), Luiz Cláudio Correia, Roberto Policarpo e Thiago Duarte, além das assessorias técnicas Vera Miranda e Luiz Alberto dos Santos.

Descrição dos cargos

O conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho falou sobre a alteração do ní­vel de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário (NS). Ele informou que tem recebido solicitações externas de participação no Fórum, mas que entende que o assunto está sendo discutido pelas entidades representativas que já estão no colegiado. Na mesma, linha a Fenajufe afirmou que, quando o Fórum foi instalado, a partir da solicitação da federação, isso havia ficado definido: que todos os temas seriam tratados com as entidades participantes da comissão.
O NS é discutido no subgrupo Descrição dos Cargos, sob supervisão da federação e se reúne nesta quinta-feira, 7, para avaliação da proposta da Fenajufe de mudança na portaria conjunta 3/2007, que regulamenta dispositivos da lei 11.416/2006 (Plano de Cargos e Salários dos Servidores do PJU).

Reenquadramento dos auxiliares

Sobre o reenquadramento dos e das auxiliares, a Fenajufe destacou a importância do tema. Foi apresentada a proposta de minuta de projeto de lei para alteração da lei 11.416/2006, com o objetivo de estender o enquadramento já previsto no Art. 5º da lei 8.460/92 aos demais servidores e servidoras que ocupam a categoria de auxiliar operacional de serviços diversos, artí­fices e auxiliares judiciários. A proposta aponta que o impacto do reenquadramento é mí­nimo pela quantidade de servidores beneficiados.

Os integrantes dos tribunais concordaram com o texto apresentado pela Fenajufe. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho pediu mais tempo para analisar a proposta.

Polí­cia Judicial

Nos próximos encontros, serão ouvidas as propostas para regulamentação da Polí­cia Judicial. Também será levando ao grupo encaminhamento do conselheiro Mário Augusto Figueiredo de Lacerda Guerreiro sobre aspectos das portarias conjuntas 1 e 3, de 2007, tratando das regras para percepção da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).

A próxima reunião do Fórum de Carreira acontecerá no dia 10 de novembro.

Fonte: Fenajufe