REFORMA ADMINISTRATIVA

Em reunião da Frente dos Servidores Públicos do RS, Sintrajufe/RS e outras entidades preparam continuidade da luta contra a reforma administrativa

O Sintrajufe/RS participou, nesta sexta-feira, 11, de reuniao da Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado por videoconferência, reuniu entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal, estadual e federal e apontou as próximas ações na luta contra a reforma administrativa (PEC 32/2020) e pelo fim do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Representaram o Sintrajufe/RS na reunião os diretores Marcelo Carlini e Zé Oliveira.

Na reunião, os sindicalistas discutiram a participação da Frente dos Servidores nas mobilizações marcadas para o dia 19 de junho. Em todo o Brasil, centrais sindicais, sindicatos e movimentos populares estão convocando protestos por vacinas urgentes e pelo SUS para todos e todas, auxí­lio emergencial de R$ 600 e Fora Bolsonaro, além da defesa dos serviços públicos e da denúncia da reforma administrativa. Os participantes definiram pela organização de um bloco da Frente, com servidores e sindicalistas do serviço público, para o ato do dia 19 em Porto Alegre, marcado para as 15h, em frente ao Mercado Público. Para isso, será levada uma faixa especí­fica da Frente, contra a reforma administrativa.

Também foi definido na reunião que será intensificada a pressão sobre os 31 deputados e deputadas do Rio Grande do Sul, com atenção especial, neste momento, para os integrantes gaúchos da Comissão Especial que analisará a PECainda não estão definidos todos os nomes da Comissão. Serão preparadas ações conjuntas nesse sentido, incluindo atividades nos domicí­lios eleitorais dos deputados e visitas a seus gabinetes. Ainda, os sindicatos que atuam no interior do estado irão buscar a aprovação de moções nas câmaras de vereadores contra a proposta e em defesa dos serviços públicos.

Além disso, a reunião apontou para, após o 19, a construção, juntamente com as centrais sindicais e movimentos populares, de um Dia Nacional de Mobilização, com possibilidade de greves e paralisações, contra a PEC 32 e pelo fim do governo Bolsonaro. O Sindicato dos Municipários de Caxias do Sul (Sindserv) e a CUT/RS também vão disponibilizar um gibi sobre a reforma administrativa e seus efeitos para a população.

Sintrajufe/RS lança nova etapa de campanha contra a reforma

A luta contra a reforma se dá nos diversos espaços possí­veis. Por isso, nessa quinta-feira, 10, o Sintrajufe/RS lançou campanha de mí­dia denunciando os efeitos da proposta caso seja aprovada. A campanha foi apresentada também aos integrantes da Frente. Veja abaixo o primeiro ví­deo: