CONSIGNADOS JT

Contrato do TRT4 com empresa está inviabilizando consignados e outras operações de servidores e servidoras com bancos; administração acolheu pedido para marcar reunião com Sintrajufe/RS

Na última semana, o Sintrajufe/RS publicou matéria com a informações sobre a situação dos empréstimos consignados na Justiça do Trabalho. Os colegas da ativa, aposentados, aposentadas e pensionistas vêm enfrentando problemas para realizar empréstimos e outras operações desde a assinatura de contrato no qual o tribunal transferiu a gestão dos consignados. Na ocasião, o sindicato informava que estava solicitando reunião com o tribunal para tratar do tema. Agora, a administração entrou em contato e, nos próximos dias, confirmará a data.

O contrato, firmado entre o TRT4 e a empresa Zetrasoft LTDA, faz com que esta passe a responder pela “administração, gerenciamento e controle da margem consignável e consignações em folha de pagamento por meio de sistema informatizado a título oneroso”. Porém, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal não firmaram contrato com a empresa por entenderem que a mudança irá onerar muito as linhas de crédito – algo em torno de 600%. Assim, servidores e servidoras não estão conseguindo realizar empréstimos nesses bancos. Além disso, nos bancos com os quais a Zetrasoft possui convênio, são estabelecidas diversas barreiras (como de idade, por exemplo), para a concessão dos empréstimos consignados.

Nos últimos dias, o Sintrajufe/RS tem recebido diversos contatos de colegas, da ativa e aposentados e aposentadas, relatando dificuldades para a realização de diversas operações junto aos bancos, como amortização de dívidas de empréstimos antigos, renegociações, entre outros impedimentos. O problema tem ocorrido com outros bancos, além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, já informados anteriormente

Em contato com a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos, a diretora-geral do TRT4, Bárbara Casaletti, informou que irá agendar reunião para os próximos dias, da qual deverá participar também o coordenador da Secretaria de Orçamento e Finanças, Eder Giovane Oliveira. Quaisquer atualizações serão divulgadas pelo Sintrajufe/RS nos meios de comunicação do sindicato.

Se houver dúvidas ou problemas, o sindicato orienta que os e as colegas façam contato com o TRT4 pelos seguintes canais:

Ouvidoria (51) 3255-2200 – das 10h às 12h;
0800 725-5350 – das 13h30 às 16h

(ligação gratuita de telefones fixos no Rio Grande do Sul)
(51) 3255-2048 – das 13h30 às 16h

E-mail: ouvidoria@trt4.jus.br com cópia para ouvidoria@sintrajufe.org.br