SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

ÚLTIMO DIA

Colegas falam da importância da participação nas eleições do Sintrajufe/RS; votação se encerra às 20h

Ler conteúdo

Até o início da tarde desta quinta-feira, 30, mais de 1.800 colegas já haviam votado nas eleições que vão decidir o futuro do Sintrajufe/RS nos próximos três anos. As eleições para Direção Colegiada e Conselho Fiscal do sindicato tiveram início na manhã dessa quarta-feira, 29, e seguem até as 20h de quinta. Quem não conseguir votar em casa ou no trabalho pode registrar o voto na sede do sindicato (rua Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus), onde está disponível uma estrutura com computadores para esse fim.

“Para poder retomar a mobilização”; colegas destacam que é preciso fortalecer o Sintrajufe/RS

O colega Luiz Delfino Queiroz, do TRF4, passou no sindicato nesta manhã fria para votar e falou sobre a importância dessa atitude: “Depois de toda essa pandemia, o pessoal afastado por dois anos, reunir essa quantidade expressiva de servidores para votar é um trabalho promissor. É importante a participação de todos neste momento para podermos voltar ao ritmo de mobilização na batalha salarial”, disse.

O frio também não afastou a colega Lenira Santa Helena Pereira, do TRT4, que preferiu votar presencialmente.

Lenira Pereira – TRT4

Edson Fernandes Pereira, colega aposentado do TRT4, depois de votar lembrou a trajetória que o levou a partipar da entidade: “Entrei em 1976, só comecei a participar das mobilizações 20 anos depois. Até então, eu não avaliava o papel do sindicato. Levei algum tempo para descobrir sua importância. Quando eu comecei a entender que os interesses de algumas chefias eram contrários aos nossos, reagi participando. Fui perseguido e punido, mas nunca abri mão de participar das mobilizações e greves”, conta.

Edson Pereira – TRT4

Já Carmen Gomes, colega da Justiça do Trabalho de Arroio Grande, lembra que, apesar de não poder participar de todas as atividades pela distância, votar nas eleições do sindicato é dar importância à defesa das varas trabalhistas ameaçadas de fechamento.

Também do interior, o colega Nelberto Brum, diretor de base na Justiça Federal de Pelotas, esteve na penúltima caravana do sindicato a Brasília e, na quarta-feira, votou pela internet. Ele lembra que “não adianta a gente se omitir, temos que participar. O fortalecimento da entidade reforça nossa campanha salarial”.


Da Justiça Eleitoral, o colega Staudt, lotado na Central de Atendimento em Porto Alegre, também registra sua opinião: “Acredito ser de fundamental importância a participação na eleição da diretoria do sindicato e do conselho fiscal. Em especial neste momento em que direitos sociais e trabalhistas estão sendo sistematicamente atacados por esse governo, torna-se imprescindível que os trabalhadores demonstrem apoio a sua representação de classe, entidade capaz de fazer o enfrentamento à degradação da carreira que vem sendo promovida”.

Staudt – Central de Atendimento ao Eleitor em Porto Alegre

Direto da caravana que o Sintrajufe enviou para Brasília, Carolina Passos, oficial de justiça da JF, considera “muito importante prestigiar as eleições de nossa entidade representativa. É através do exercício do direito ao voto por parte de seus sindicalizados que o Sintrajufe estará legitimado a nos representar. Uma entidade fortalecida é fundamental para lutarmos contra propostas como a desjudicialização e seguirmos na batalha por reposição salarial”.

Estatuto estabelece quórum mínimo de 50%

O quórum mínimo de mais de 50% de filiados e filiadas é definido pelo artigo 120 do Estatuto do Sintrajufe/RS. Se a mesa apuradora verificar que não foi atingido esse quórum (50%), invalidará os votos depositados e deverá ser chamada nova votação com os mesmos eleitores e as mesmas chapas inscritas. Essa nova votação será validada se obtiver a participação de 40% dos eleitores inscritos.

E você, já votou? Saiba como participar

A votação ocorre por processo eletrônico. O login é feito com CPF do sindicalizado; as senhas foram encaminhadas para e-mail (o remetente é sintrajufers@votoeletronico.com.br), WhatsApp e SMS de sindicalizados e sindicalizadas, conforme cadastro junto ao sindicato. Se ainda houver qualquer dúvida, entre em contato com a Comissão Eleitoral pelo e-mail. Se o sindicalizado ou sindicalizada tiver qualquer dificuldade para votar, deve contatar a Comissão Eleitoral pelo e-mail comissao.eleitoral@sintrajufe.org.br.

Se não encontrou a senha, clique no link abaixo.