SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CAMPANHA SALARIAL

Assembleia geral do Sintrajufe/RS aprova dia de mobilizaçãoem 15 de junho e calendário de luta da Fenajufç por reposição salarial

Na noite dessa quinta-feira, 9, em assembleia geral, a categoria aprovou a realização de dia de mobilização em 15 de junho, com assembleias de base e atos em frente aos prédios. O calendário de luta pela reposição salarial, proposto em reunião Ampliadinha da Fenajufe, dia 8, prevê a realização de atividades de junho até agosto, quando se encerra o prazo para o Supremo Tribunal Federal enviar ao Congresso a proposta orçamentária do ano que vem e se espera seja definido projeto de recomposição das perdas para 2023 (independentemente da concessão, até julho, de alguma reposição emergencial). 

No iní­cio da assembleia, a direção do sindicato fez um breve apanhado sobre a construção da campanha salarial unificada do funcionalismo federal, desdç ofinal de 2021. Foi falado sobre as manifestações iniciais de Jair Bolsonaro (PL), de que não havia perspectiva de reajustç para o conjunto de servidores e servidoras ç que queria conceder reposição apenas para a área de segurança. Ante a pressão do conjunto das categorias de servidoras e servidores, o governo passou então a fazer um jogo de desinformação e confusão, com declarações sobrç a concessão dç 5%, reajuste de vale-alimentação ou reajuste zero, em um vai e vem de versões.

No dia 8, o Sintrajufe/RS participou da Ampliadinha da Fenajufe, que aprovou o calendário de mobilização para o próximo perí­odo. Na reunião, foi definido que a categoria deve continuar pressionando o governo Bolsonaro, chamando a atenção para sua postura de desinformações e indefinição e sobre o que representa esse governo em ataques a direitos e rebaixamento do padrão salarial do funcionalismo. Por outro lado, também não é possí­vel aceitar que o presidente do STF fique calado. 

As manifestações devem direcionar a crí­tica também ao presidente do Supremo, Luiz Fux, que, além do projeto de reposição emergencial, tem até agosto para encaminhar ao Congresso a proposta orçamentária do próximo ano, na qual a categoria cobra esteja incluí­do os recursos de um projeto mais amplo de recomposição das perdas para 2023. 


Calendário de mobilização aprovado foi proposto a partir de discussão nacional 

Na assembleia, havia duas propostas em votação. A primeira foi apresentada pela direção do sindicato (confira abaixo), tendo por base o calendário aprovado na Ampliadinha da federação, com quatro eixos, cobrindo de junho a agosto. A segunda proposta era de paralisação no dia 15 de junho. A proposta da direção recebeu 51 votos; a 2 obteve 9 votos; foi registrada 1 abstenção. 

Calendário de luta pela reposição salarial:
15 de junho “ Assembleias de base/atos em frente aos prédios. Colocação de faixas, reforçando a mobilização pela revisão salarial. Rebater a posição do governo federal e cobrar o encaminhamento de uma proposta de Fux, inclusive criticando a preocupação exclusiva que o ministro tem manifestado com os quinquênios da magistratura.
21 e 22 de junho “ Caravana do Sintrajufe/RS para manifestações em Brasí­lia pela revisão salarial, com foco no STF, cobrando do presidente do Supremo o envio de proposta com a  recomposição das perdas da categoria, que com a previsão inflacionária de 2022, já chegariam a 30,66%. Pressão que será feita também pelo meio virtual.
Julho “ Atividades diversas (pressão por e-mail, envio de ofí­cios dos sindicatos pelo Brasil cobrando os ministros do STF) e assembleias para aprovação do estado de greve da categoria, com indicação de paralisação em 3 de agosto.
3 de agosto “ Apagão do Judiciário e do Ministério Público da União, com indicativo de paralisação pela recomposição das perdas. Cobrança para que STF e PGR enviem ao Congresso o orçamento de 2023 com a previsão da recomposição das perdas salariais, independentemente da concessão ou não de uma reposição emergencial no mês de julho.