DIA DE LUTAS

Sintrajufe/RS participa de atividades do 8 de Março em Porto Alegre; ato repudia violência e defende a vida e os direitos das mulheres

A quarta-feira, 8, Dia Internacional de Luta das Mulheres, foi marcada por mobilizações em todo o paí­s. Em Porto Alegre, o Sintrajufe/RS participou, durante todo o dia, de atividades que integraram a agenda unificadas sob o tema Por um mundo sem violência, em defesa da vida e do direito das mulheres . O ato de encerramento, realizado no final da tarde, reuniu milhares de pessoas, na Esquina Democrática, no Centro Histórico, seguido de caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares.

Estavam presentes na mobilização centrais, sindicatos e federações de trabalhadores, movimentos sociais e partidos polí­ticos.

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/RS e ex-diretora do Sintrajufe/RS, Mara Weber, destacou que foi um dia longo e intenso, mas cheio de formação, movimento e luta pela vida e direito das mulheres . Sobre o aumento da violência, Mara explicou que uma mulher morre de feminicí­dio a cada três dias no estado, e todos os dias sofremos agressões . Ela frisou que as mulheres estão lutando por suas vidas, o que significa lutar por polí­ticas públicas, por saúde de qualidade e educação que ensine outra cultura .

A dirigente pontuou que temos que vencer a cultura do estupro, o machismo que está na sociedade e que só educando mulheres e homens nós vamos ter uma vida digna e em paz . Ela enfatizou que as mulheres sofrem discriminação pela cor da pele, porque o racismo também está mundo do trabalho, e sofrem com o assédio sexual, os salários desiguais e as condições de trabalho precárias .

Em 14 de março de 2023, completam-se cinco anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, o que foi lembrado durante as atividades. Em atividade no Palácio do Planalto, em alusão do Dia Internacional de Luta das Mulheres, dia 8, o presidente Lula (PT) assinou o texto do projeto de lei estabelece 14 de março como Dia Nacional Marielle Franco, com foco no enfrentamento à violência polí­tica de gênero e de raça. A proposta foi encaminhada ao Congresso na manhã desta quinta-feira, 9.

Ao longo do ato público e da caminhada, dezenas de mulheres tomaram a palavra, destacando que ainda há muitas lutas a serem travadas, em pautas como combate à violência, ao feminicí­dio e ao racismo, igualdade salarial, valorização dos salários, habitação digna, trabalho digno, inclusão e acessibilidade. Outro ponto destacado em várias falas foi a defesa das liberdades democráticas e punição de golpistas, sem anistia.

Representando o Sintrajufe/RS, a diretora Arlene Barcellos falou sobre o projeto de lei de igualdade salarial entre homens e mulheres anunciado por Lula dia 8: nós temos direito, sim, a salários iguais para trabalho igual . Ao falar sobre as atividades do dia, a dirigente destacou que de cada uma das mulheres presentes foi fundamental: eu sei o esforço que foi defender um projeto democrático e com representação das mulheres .

Atividades ao longo do dia

As atividades do 8 de Março foram incorporadas à agenda da Jornada Feminista Plurissindical, da qual o Sintrajufe/RS faz parte com entidades parceiras. No iní­cio da manhã, ocorreu uma mobilização de mulheres do campo e da cidade na Lomba do Sabão, onde denunciaram a ameaça de rompimento de barragem no local, seguida de ato ecumênico de denúncia do feminicí­dio de Débora Moraes, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ví­tima de feminicí­dio em 2022. Também pela manhã, foi realizada, na sede do Semapi, a atividade de formação Assédio à mulher trabalhadora: construindo ambientes de trabalho seguros , com Mara Weber.

No Plenarinho da Assembleia Legislativa, uma audiência pública tratou do tema violência contra as mulheres e o desmonte das polí­ticas públicas, com presença de parlamentares, sindicalistas, movimentos sociais ligados às lutas da juventude, mulheres negras e quilombolas, indí­genas, mulheres travestis, mulheres com deficiência, além de representantes da Defensora Pública, setores do Judiciário e secretarias do estado. Ao final, a organização do 8M Unificado, do qual o Sintrajufe/RS faz parte, entregou um manifesto com as pautas de reivindicações das mulheres.

Veja AQUI o manifesto Em defesa da vida e dos direitos das mulheres .

À tarde, depois de almoço coletivo na Praça Matriz, foi realizada uma atividade de formação. Às 14h, no Plenário Júlio de Castilhos na Assembleia Legislativa, ocorreu a entrega do prêmio Troféu Mulher Cidadã. A presidente do Sindipetro/RS, Miriam Cabreira, foi agraciada na categoria Mulher Sindicalista.

Lula apresenta projeto de igualdade salarial entre homens e mulheres

Em solenidade especial no Dia Internacional de Luta das Mulheres, Lula anunciou que enviará ao Congresso projeto de lei sobre a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens, assim como para raça ou etnia, no exercí­cio de mesma função. O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho e estabelece mecanismos de transparência e fiscalização, além de sanções quando a paridade não for observada.

Conforme a minuta de projeto de lei, em caso de discriminação comprovada por motivo de gênero, raça ou etnia , além do pagamento das diferenças salariais devidas, haverá multa de dez vezes o valor do maior salário pago pelo empregador, elevado em cem por cento em caso de reincidência . A depender do caso, pode incidir, também, indenização por danos morais à empregada, consideradas as especificidades do caso concreto . Há também multas para casos de reincidência e a apresentação de plano de ação, por parte das empresas, para reduzir as desigualdades.

Com informações de CUT RS, Brasil de Fato, Assembleia Legislativa do RS