SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

MÊS DE LUTA DAS MULHERES

Live da Fenajufe, nesta quinta-feira, 14/3, discutirá violência polí­tica e de gênero

Nesta quinta-feira, 14, às 19h30min, quando se completam seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) e do motorista Anderson Gomes, a Fenajufe promove live com o tema Ocupação dos espaços de poder e violência polí­tica de gênerodesafios . Com a presença de dirigentes sindicais, a atividade tratará da aplicação da lei 14.192/2021, que define regras de prevenção e punição de práticas que tenham como objetivo excluir as mulheres dos espaços de poder.

Apesar da lei, o registro de casos de violência contra mulheres no cenário polí­tico é recorrente no Brasil. Sejam mulheres parlamentares, candidatas ao cargo público ou de chefia em órgãos públicos ou privados todas sofrem discriminação, constrangimento, agressões e até ameaças de morte no campo polí­tico. Não existe punição efetiva para combater esse tipo de violência.

Estarão presentes no debate Janiere Portela, servidora da justiça eleitoral da Bahia, integrante da Coalizão Nacional de Mulheres (CNM) e dirigente do Sindjufe/BA; e Andreza Xavier, coordenadora-geral de Participação Polí­tica das Mulheres em Espaços de Poder, pasta da Secretaria de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Polí­tica do Ministério das Mulheres. A mediação será das coordenadoras da Fenajufe Lucena Pacheco e Denise Carneiro.

Conheça as debatedoras

Janiere Portela é servidora do quadro efetivo do TRE-BA, lotada na 2ª Zona Eleitoral de Salvador; dirigente do Sindjufe/BA, integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Polí­tico e da Coalizão Nacional de Mulheres (CNM). É mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, especialista em Direito Constitucional, em Revisão de textos e em Direito Penal e Processual Penal; formada em Direito com licenciada em Letras e Literaturas e coautora de obras de Direito Eleitoral; docente de Direito Eleitoral e Penal.

Andreza Xavier é professora graduada em Letras, com pós-graduação em Gestão Pública. Foi assessora de gênero na Câmara Legislativa do Distrito Federal e é coordenadora-geral de Participação Polí­tica das Mulheres em Espaços de Poder da Secretaria de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Polí­tica do Ministério das Mulheres. Atuou como assessora técnica na Secretaria de Autonomia Econômica e Financeira das Mulheres, da Secretaria de Polí­ticas para as Mulheres da Presidência da República, no governo de Dilma Rousseff.

Fonte: Fenajufe