A JUSTIÇA POR TODAS ELAS

Campanha do CNJ enfatiza o papel da Justiça para as diferentes demandas das mulheres

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nessa terça-feira, 5, a campanha A Justiça por Todas Elas , em alusão ao mês de luta das mulheres. O objetivo da campanha é destacar o entendimento de que, para cada mulher, existe uma demanda diferente, mas para todas elas existe a Justiça.

A campanha tem uma página com informações sobre o tema e uma cartilha, trazendo ações, direitos e polí­ticas públicas voltadas para cada sobre direitos, programas, ações e polí­ticas já existentes, além de orientações sobre como agir em casos de assédio, preconceito e violência ” todas elas, formuladas de forma didática e com o objetivo de contribuir para o conhecimento da população sobre os assuntos. A campanha tem como foco idosas, crianças, trabalhadoras, privadas de liberdade, com deficiência, adolescentes, ví­timas de tráfico, mães e lactantes, indí­genas, LGBTQIAPN+, grávidas: mulheres iguais na essência, diferentes em necessidades, e confiando no Poder Judiciário para alcançar reparação, equidade e justiça.

Para a campanha, ainda estão programadas ações voltadas aos tribunais para aumentar a visibilidade dos julgamentos com perspectiva de gênero e o Banco de Sentenças e Decisões. O Banco de Sentenças é um repositório acessí­vel para diversos fins, entre eles acadêmicos. Ele é alimentado pelas unidades de Justiça de todos os ramos, e reúne decisões e sentenças que utilizaram o olhar de gênero em seus julgamentos. Para ajudar os magistrados nessa questão, o Protocolo foi criado contendo considerações teóricas sobre igualdade e outros temas correlatos, assim como traz um guia prático para que os julgamentos possam ocorrer sem repetir estereótipos.

Acesse AQUI a página da campanha, que traz informações divididas por temas, que podem auxiliar e tirar dúvidas de mulheres em todas as fases: da infância à maior idade, para as que enfrentam qualquer tipo de violência ou preconceito, seja pela cor, pela raça, pelo simples fato de ser mulher ou pela orientação sexual.

Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS realiza reunião virtual no dia 7 de março

No dia 7 de março, quinta-feira, às 19h30min, o Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS (Numas) realiza reunião online. A pauta será a preparação do 8/3 e atividades do mês de Março, mês de luta das mulheres.

Para participar, acesse AQUI no horário da reunião.

Com informações do CNJ