DIFERENTES CRITÉRIOS

Sintrajufe/RS manifesta apoio a colegas da Justiça do Trabalho de SP, que tiveram redução de mais de 20% em verbas de auxí­lio à  saúde

Os servidores e as servidoras da Justiça do Trabalho de São Paulo vinculados ao TRT2 tiveram uma surpresa ao receberem os contracheques de janeiro: o auxí­lio-saúde e o subsí­dio pago pelo tribunal para custeio da assistência em saúde sofreu uma redução de 84% para 63%. O confisco gerou perdas de 25%, conforme informações do Sintrajud/RS.

O Sintrajufe/RS manifesta seu apoio à luta e às reivindicações dos colegas, que fizeram uma paralisação nessa terça-feira, 23, e aprovaram indicativo de greve a partir do dia 29.

Redução para servidores, aumento para juí­zes

Em junho de 2022, o órgão Especial do TRT2 deu provimento a um recurso da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2) e definiu um critério diferenciado de custeio e auxí­lio-saúde e, com isso, o auxí­lio/subsí­dio da magistratura foi fixado em 6% dos vencimentos dos juí­zes substitutos. Os servidores e as servidoras foram excluí­dos dessas mudanças, ficando com os valores congelados.

Em setembro de 2023, em meio a uma mobilização da categoria, o TRT2 anunciou incremento do valor do benefí­cio em razão de disponibilidade orçamentária, mas foi mantida a quebra de isonomia em relação í  magistratura.

No final do ano, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho publicou que seriam destinados cerca de R$ 17 milhões em suplementação orçamentária para assistência em saúde no TRT2, para juí­zes e servidores. Segundo o Sintrajud/SP, o diretor-geral do tribunal informou, à época, que a administração assumiria o compromisso de distribuir da melhor forma a margem orçamentária a fim de reduzir o impacto da alta do plano para os servidores e as servidoras e não reduziria abruptamente a participação do tribunal no custeio a partir de janeiro de 2024. Mas acabou aplicando a redução, em 25%.

Diferenças entre os auxí­lios/subsí­dios pagos

Servidor/a sem dependentes de 36 anosMagistrado/a sem dependentes de 36 anos
Setembro/2023 84% do plano básico oferecido pelo TRT2): R$ 691,29Setembro/2023 (6% do subsí­dio do juiz substituto): R$ 2.035,49
Janeiro/2024 (63% do plano básico oferecido pelo TRT2): R$ 518,47Janeiro/2024 (6% do subsí­dio do juiz substituto): R$ 2.035,49

O Sintrajud/SP detalhou a situação em nota pública, que foi respondida, também por nota, pela associação da magistratura. Os juí­zes mencionam que o auxí­lio-saúde é uma conquista da Amatra-2, que teve deferido [¦] o pedido feito em processo administrativo” e que a entidade “apenas trabalhou e conquistou situação mais favorável aos associados e associadas” do que o sindicato conseguiu em relação aos servidores e as servidoras, e finaliza: “cada entidade trabalha em prol de sua categoria”.

Faltou a Amatra-2 explicar quem analisou, julgou e deferiu o pleito, piso de 6% para o auxí­lio-subsí­dio, foi a própria magistratura, beneficiada com a conquista .

Fonte: Fenajufe e Sintrajud/SP