LIBERDADE DE IMPRENSA

Sintrajufe/RS, CUT/RS e outras entidades assinam representação para que agressão contra jornalista na Câmara de Porto Alegre seja investigada

Em 9 de outubro, o jornalista Luis Henrique Silveira sofreu agressões durante sessão plenária na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Para que não haja impunidade, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindijors) entregou ao presidente do Legislativo municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), uma representação assinada pelo Sintrajufe/RS, pela CUT/RS e 37 entidades sindicais e movimentos sociais. O pedido é que a Comissão de Ética abra uma investigação para apurar as responsabilidades do vereador e da vereadora envolvidos e garantir o livre exercí­cio profissional dos jornalistas.

A entrega foi feita nessa quinta-feira, 26. O diretor do Sintrajufe/RS Zé Oliveira estava presente, assim como a presidente do Sindjors, Laura Santos Rocha; o presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, e outras entidades. O presidente da Câmara recebeu o documento e prometeu levá-lo para apreciação da Mesa Diretora, que volta a se reunir na próxima quarta-feira, 1º de novembro.

Violência não pode ficar impune

O jornalista Luis Henrique trabalha como assessor parlamentar do vereador Jonas Reis (PT) e estava fazendo imagens no plenário quando foi atacado pela vereadora Comandante Nádia (PP) e pelo vereador Idenir Cecchim (MDB). Eles queriam que o profissional interrompesse a gravação.

O vereador Jonas interveio em favor do seu assessor, mas a vereadora Nádia, ao deixar o microfone de apartes, fez questão de interpelar o jornalista, chegando a desferir um tapa na mão do profissional que segurava seu aparelho celular , segundo nota de repúdio divulgada no dia seguinte pelo Sindjors e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Na sequência, o vereador Cecchim levantou-se do seu assento para também intimidar e agredir o jornalista. As agressões foram registradas por diversos profissionais presentes na sessão, incluindo alguns da própria Câmara de Vereadores , destaca a nota.

Para o presidente da CUT/RS, democracia sem jornalista, sem imprensa livre, não existe. Por isso, nós estamos aqui para apoiar, além da solidariedade que prestamos ao jornalista. Aqui não estou representando só a CUT, mas sim mais de 230 sindicatos e federações filiadas que apoiam esse manifesto .

Fonte: CUT/RS