JUSTIÇA FEDERAL

Eleitas servidoras que representarão a categoria na Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do TRF4

Foram eleitas as colegas que representarão servidores e servidoras na Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do TRF4. As novas integrantes da Comissão serão a colega Jusilda Lombardo Pedrollo, pelo interior, e Juliana Mayer Goulart, pela capital.

A Comissão

A Comissão tem como missão o estabelecimento de ações de prevenção e o encaminhamento de eventuais ocorrências relacionadas ao tema no âmbito da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. Conforme a resolução 417/24 do TRF4, o objetivo da Comissão é “regulamentar a Política de Prevenção e Combate do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito da Justiça Federal de 1º e 2º Graus da 4ª Região”. Diz ainda o texto que “esta resolução se aplica a todas as condutas de assédio e discriminação no âmbito das relações socioprofissionais e da organização do trabalho no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região, praticadas presencialmente ou por meios virtuais, inclusive aquelas contra estagiários(as), aprendizes, prestadores(as) de serviços, voluntários(as) e outros(as) colaboradores(as), independente do vínculo jurídico mantido com a Justiça Federal”.

Toda conduta que possa configurar modalidade de assédio ou discriminação poderá ser noticiada por qualquer pessoa que se perceba alvo de assédio ou discriminação no trabalho, ou qualquer pessoa que tenha conhecimento de fatos que possam caracterizar assédio ou discriminação no trabalho. Tais notícias poderão ser encaminhadas à CPEA/TRF4, mediante preenchimento de formulário próprio (disponível AQUI), por telefone ou pelo e-mail [email protected].

Ao receber a notícia, a Comissão analisará a situação relatada e adotará as providências necessárias à solução do problema, resguardados o sigilo e os compromissos de confidencialidade.

Avaliações

Conforme Juliana Mayer Goulart, eleita por Porto Alegre, “a Comissão é um instrumento importante na promoção de saúde integral de trabalhadoras e trabalhadores e no enfrentamento de injustiças. Atuar nessa Comissão será uma grande responsabilidade e compromisso assumidos para a construção de uma Justiça Federal que pratique equidade também para seu público interno”.

Já Jusilda Lombardo Pedrollo, colega de Santa Maria e diretora de base do Sintrajufe/RS, eleita pelo interior para compor a Comissão, conta que “acompanhando, mesmo de forma remota, as dores de muitos colegas, despertou o sentimento de lutar contra as práticas abusivas de assédio e discriminação. Todavia, o desejo de participar dessa importante comissão emergiu após conversa com amigos e da participação do Seminário Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Ambiente de Trabalho’ promovido pela Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região (Emagis), no qual a diretora do Sintrajufe Mara Weber participou como palestrante. Agradeço aos amigos e colegas pelos votos para integrar a comissão e reafirmo o compromisso de atuar com firmeza e dedicação, ética e responsabilidade, delicadeza e parcimônia, no combate a todas as formas de assédio e discriminação, estudar sobre o tema, trocar experiências, atuar com afinco na busca da conscientização, humanização e valorização de todos os entes essenciais à Justiça Federal”.

Sintrajufe/RS oferece suporte e apoio a colegas que sofrerem assédio no Judiciário Federal e no MPU no RS

O Sintrajufe/RS disponibiliza atendimento para as e os colegas que sofrerem assédio moral ou sexual; o enfrentamento dessas e de outras violências no trabalho é uma das prioridades da entidade. Além da participação de representantes da categoria nas comissões de combate ao assédio nos órgãos, o sindicato mantém atendimento interdisciplinar para esses casos. É importante a denúncia pelas vítimas não só para a punição do assediador, mas também para que outras pessoas se sintam encorajadas a fazê-lo.

Veja os canais para obter suporte da Saúde e do Jurídico do Sintrajufe/RS:
E-mail: [email protected] ou [email protected]
Telefone: (51) 3235-1977