MOBILIZAÇÃO

Marcha a Brasília: Sintrajufe/RS abre vagas para participação da categoria em 22 de maio

O Sintrajufe/RS está abrindo inscrições para os e as colegas que desejarem participar da Marcha a Brasília, com mobilizações na capital federal no dia 22 de maio. É necessário manifestar interesse até esta sexta-feira, 19, às 18h.

Para manifestar interesse, os e as colegas devem enviar e-mail para [email protected]. Serão cinco vagas, com previsão de ida na manhã do dia 22 de maio e retorno na noite do mesmo dia. Caso haja mais candidatos do que vagas, será realizado sorteio, com prioridade para diretores e diretoras de base. Além disso, o Sintrajufe/RS está contatando os e as colegas que farão parte da delegação do Rio Grande do Sul para a Plenária da Fenajufe, que acontece em Natal (RN) na mesma semana, propondo que também participem da manifestação.

Marcha reafirma reivindicações do setor público e privado

Aprovada no final de outubro de 2023 pelo 14º Congresso da CUT (Concut), a Marcha terá como objetivos apresentar ao governo Lula (PT) e ao Congresso a pauta da classe trabalhadora e abrir um canal de diálogo e negociação para retomar direitos retirados nos últimos anos. Também buscará avançar na construção de garantias de mesa de negociação com o funcionalismo público. As entidades pretendem entregar documento com a pauta para o governo federal, o Senado, a Câmara e ministérios.

Entre as reivindicações da Marcha, estão: revogação da reforma trabalhista e da lei da terceirização; revogação da reforma da Previdência; revogação do Novo Ensino Médio; valorização do serviço público e defesa da Convenção 151 da OIT; reforma agrária; empregos decentes; correção da tabela de Imposto de Renda, entre outras.

A Marcha terá concentração no estádio Mané Garrincha a partir das 8h do dia 22 de maio. A caminhada está marcada para ter início às 10h, tendo como destino final o Eixo da Esplanada dos Ministérios.