O dia 1º de maio será marcado, em Porto Alegre, por mobilização pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), juntamente com outras centrais e sindicatos, inclusive o Sintrajufe/RS, prepara uma programação especial para a data.
Notícias Relacionadas
O ato unificado terá início às 13h30min, na Casa do Gaúcho (rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 303). No local, haverá falas ao microfone e shows musicais com Produto Nacional, Florisnei Thomaz, Samba Delas e João de Almeida Neto. A entrada é gratuita.
Às 17h, os manifestantes deverão sair em caminhada até a Usina do Gasômetro.
Uma das pautas da data será a luta contra as privatizações promovidas pelo governo de Eduardo Leite (PSDB). A mobilização do 1º de Maio também irá preparar a Marcha a Brasília, que acontece no dia 22 de maio.
Marcha reafirma reivindicações do setor público e privado
Aprovada no final de outubro de 2023 pelo 14º Congresso da CUT (Concut), a Marcha terá como objetivos apresentar ao governo Lula (PT) e ao Congresso a pauta da classe trabalhadora e abrir um canal de diálogo e negociação para retomar direitos retirados nos últimos anos. Também buscará avançar na construção de garantias de mesa de negociação com o funcionalismo público. As entidades pretendem entregar documento com a pauta para o governo federal, o Senado, a Câmara e ministérios.
Entre as reivindicações da Marcha, estão: revogação da reforma trabalhista e da lei da terceirização; revogação da reforma da Previdência; revogação do Novo Ensino Médio; valorização do serviço público e defesa da Convenção 151 da OIT; reforma agrária; empregos decentes; correção da tabela de Imposto de Renda entre outras.
A Marcha terá concentração no estádio Mané Garrincha a partir das 8h do dia 22 de maio. A caminhada está marcada para ter início às 10h, tendo como destino final o Eixo da Esplanada dos Ministérios.