MOBILIZAÇÃO

CUT se reúne com sindicatos do RS, SC e PR para preparar marcha a Brasília em 22 de maio

Na tarde desta sexta-feira, 12, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) reuniu-se com sindicatos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná e com as representações da CUT nesses estados para preparar a Marcha à Brasília. A mobilização, marcada para 22 de maio, levará à capital federal diversas pautas urgentes para a classe trabalhadora neste momento, incluindo demandas que vêm sendo defendidas pelos sindicatos vinculados ao serviço público. O Sintrajufe/RS participou da reunião representado pela diretora Cristina Viana e pelos diretores Fabrício Loguércio e Marcelo Carlini.

A Marcha terá como objetivos apresentar ao governo Lula (PT) e ao Congresso a pauta da classe trabalhadora e abrir um canal de diálogo e negociação para retomar direitos retirados nos últimos anos. Também buscará avançar na construção de garantias de mesa de negociação com o funcionalismo público. As entidades pretendem entregar documento com a pauta para o governo federal, o Senado, a Câmara e ministérios.

Entre as reivindicações da Marcha, estão: revogação da reforma trabalhista e da lei da terceirização; revogação da reforma da Previdência; revogação do Novo Ensino Médio; valorização do serviço público e defesa da Convenção 151 da OIT; correção da tabela de Imposto de Renda, entre outros pontos.

Conforme a CUT explica na divulgação da Marcha, “a defesa dos serviços públicos é uma bandeira de toda a classe trabalhadora brasileira. Para a CUT, é impossível um verdadeiro desenvolvimento nacional sem a presença e a existência de um Estado forte e presente”.

A Marcha terá concentração no estádio Mané Garrincha a partir das 8h do dia 22 de maio. A caminhada está marcada para ter início às 10h, tendo como destino final o Eixo da Esplanada dos Ministérios.

Marcha a Brasília foi aprovada em Congresso da CUT; veja resolução

No final de outubro de 2023, o 14º Congresso da CUT (Concut) aprovou, por unanimidade, a realização da Marcha a Brasília. O Concut comemorou os 40 anos da Central e teve como tema “Luta, direitos e democracia transformam vidas”, contando com participação de 1800 delegados e delegadas de todos os estados, dos setores público e privado, entre eles representantes do Sintrajufe/RS, além de 200 convidados de vários países. Veja abaixo trecho da resolução a respeito da Marcha:

Marcha da classe trabalhadora a Brasília (extrato)

O 14º Concut decide mandatar a direção executiva nacional eleita a organizar junto a todas as entidades filiadas, ramos e CUTs estaduais uma Marcha a Brasília no primeiro semestre de 2024, levantando as reivindicações de revogação da reforma trabalhista, visando à recuperação de todos os direitos que foram por ele afetados; pela revogação da lei da terceirização ilimitada e da reforma previdenciária de Bolsonaro, agregando a esses eixos as reivindicações dos distintos setores dirigida ao governo Lula, em particular a dos servidores públicos que estarão em estado de alerta desde já, contra qualquer tentativa de retomar a PEC 32, da reforma administrativa, no Congresso Nacional.