QUASE 500 EMPREGADORES

Lista suja do trabalho escravo tem recorde de novos nomes e inclui cervejaria famosa

O Ministério do Trabalho e Emprego publicou nessa quinta-feira, 5, a atualização da chamada lista suja do trabalho escravo . A lista deste ano traz um triste recorde no número de nomes de empregadores que submeteram trabalhadores e trabalhadoras a condições análogas à escravidão. Entre as empresas, foi inclusa a cervejaria Kaiser, ligada ao Grupo Heineken no Brasil.

O Sintrajufe/RS tem noticiado diversos casos de resgate de trabalhadores e trabalhadoras nessas condições. O sindicato reforça sempre a importância da realização de concursos para auditor fiscal do trabalho, cargo fundamental para fazer cumprir os direitos trabalhistas. Ao mesmo tempo, o fortalecimento da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e do próprio Ministério do Trabalho e Emprego são caminhos fundamentais no combate ao trabalho análogo à escravidão.

A lista suja teve, em 2023, a inclusão de 204 novos nomes, de forma que se chegou a 473 empregadores. A atualização traz apenas nomes vinculados a decisões irrecorrí­veis , nas quais os denunciados já exerceram o direito a defesa em duas instâncias na esfera administrativa, referentes a casos identificados pela Inspeção do Trabalho desde 2018.

Veja AQUI a lista completa.

Entre as unidades da federação, a maior quantidade de novos casos foi registrada em Minas Gerais (37), seguida por São Paulo (32), Pará (17), Bahia (14), Piauí­ (14) e Maranhão (13). Dos 473, 21 são do Rio Grande do Sul. A Fazenda Costa Brava, na zona rural de Bom Jesus, de propriedade de Rafael Rosa Zandonadi, apresenta o maior número de pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão no RS80 trabalhadores.

Dentre as atividades econômicas mais comuns entre os empregadores incluí­dos na atual versão da lista suja, estão a produção de carvão vegetal (23), a criação de bovinos para corte (22), os serviços domésticos (19), o cultivo de café (12) e a extração e britamento de pedras (11). Minas Gerais é o estado que com maior número de empregadores incluí­dos, com 37, seguido por São Paulo (32), Bahia e Piauí­ (14), Maranhão (13) e Goiás (11).

Mais de 1.400 resgates em 2023

De acordo com os dados disponí­veis na Secretaria de Inspeção do Trabalho, neste ano, até agora, foram resgatados 1.443 trabalhadores de situação análoga à escravidão. Em todo o ano de 2022, foram 2.587. Desde que as operações tiveram iní­cio, em 1995, o total chega a 61.711.

O caso da Heineken

A ação fiscal que levou à inclusão da cervejaria Kaiser, ligada ao Grupo Heineken, na lista suja, ocorreu em março de 2021. Na ocasião, auditores fiscais fizeram uma inspeção na Transportadora Sider, em Jacareí­ (SP) e Limeira (SP), e resgataram 23 trabalhadores. Durante as investigações, constatou-se o ví­nculo entre a transportadora e a Kaiser. Conclui-se que o contratante Cervejarias Kaiser Brasil é responsável direto pelas condições análogas às de escravo a que foram submetidos os 23 motoristas profissionais que lhe prestavam serviços de transporte da contratada Transportadora Sider , diz o auto de infração.

Os resgatados eram todos migrantes estrangeirosum haitiano, e os demais, venezuelanos. De acordo com os auditores, eles foram arregimentados de forma fraudulenta e ilí­cita , caracterizando tráfico de pessoas para fim de exploração laboral . A jornada de trabalho foi considerada exaustiva, sem tempo para descanso semanal remunerado nem intervalo de jornada. Também foram identificadas condições degradantes, pois parte dos trabalhadores não tinha residência e dormia no próprio caminhão.

Em nota, o grupo Heineken afirmou que, na época da fiscalização, a empresa se mobilizou para dar todo apoio aos trabalhadores envolvidos e para garantir que todos os seus direitos fundamentais fossem reestabelecidos prontamente . O texto informa ainda que a transportadora não faz mais parte do quadro de fornecedores da companhia.

Com informações do Repórter Brasil, Agência Brasil, Sul 21 e Rede Brasil Atual