PRIVATIZADA E PRECARIZADA

Ex-funcionários acusam terceirizada da Equatorial de falta de treinamento e de fornecer EPI’s vencidos

Na última sexta-feira, 12, o site Sul 21 publicou reportagem construída a partir de processos judiciais movidos por ex-funcionários da Setup Serviços Especializados, que presta serviços terceirizados para a CEEE Equatorial. Os trabalhadores acusam a empresa de realizar demissões injustificadas e também de uma série de irregularidades trabalhistas.

Os processos tratam da atuação da empresa em Tramandaí e foram movidos por eletricistas que trabalhavam efetuando corte, religação, nova ligação, troca de padrão e vistoria para microgeração. Entre as irregularidades denunciadas, está a alegação de que um trabalhador não recebeu a formação completa para desempenhar a função cobrada dele.

Outro trabalhador, em entrevista ao Sul 21, contou que estranhou a brevidade e a precariedade dos treinamentos recebidos pelos funcionários e a falta de suporte para os novos contratados: “Eles atropelaram todo o processo de treinamento. Os técnicos estavam saindo com 10%, 20% do treinamento exigido pelo Ministério do Trabalho. E quando a gente questionou tudo isso com eles, eles começaram com perseguições contra nós. No meu caso, eles me demitiram em 10 dias, porque eles notaram que eu ia pra cima, questão de treinamento, questão de cobrança de material que estragava no trabalho, descontos excessivos”, disse ao Sul 21.

Nas ações analisadas pelo Sul 21, os trabalhadores também relatam o não pagamento de horas extras e o agendamento de reuniões em horário de descanso, sem compensação.

Leia AQUI a íntegra da reportagem.

Falta uma assinatura para instalação de CPI na Assembleia Legislativa

Deputados e deputadas estaduais do Rio Grande do Sul estão buscando criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar a atuação da Equatorial Energia e da Rio Grande Energia (RGE) no estado. Ambas as empresas privadas têm gerado indignação na população pelas recorrentes e longas faltas de energia em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

A proposta da CPI foi apresentada pelo deputado Miguel Rossetto (PT), primeiro a assinar o pedido de instauração. Juntamente com Rossetto, ainda em janeiro, o líder da bancada do PT na Assembleia, deputado Luiz Fernando Mainardi, deu início à coleta das assinaturas. Até agora, 18 parlamentares se juntaram ao pedidosão necessárias 19 assinaturas para a abertura de uma CPI na Assembleia do RS.

Um abaixo-assinado para pressionar os deputados pela criação do CPI foi lançado de forma virtual. O texto lembra que os prejuí­zos com as últimas faltas de energia foram enormes, com impacto direto na economia e na vida das famílias, empresas, agricultores, na saúde, na educação e aponta que uma CPI terá poder real de investigar e convocar essas empresas para responder por que o serviço prestado é tão ruim há tanto tempo . Para assinar, acesse AQUI.

Foto: Sergio Louruz/SMAMUS PMPA