FORA DO PND

Presidente da Trensurb anuncia que empresa não será privatizada e linhas podem ser ampliadas até Alvorada

O presidente da Trensurb, Fernando Marroni, informou nessa terça-feira, 5, que o governo Lula (PT) decidiu retirar a empresa da lista do Programa Nacional de Desestatização (PND), criado por Jair Bolsonaro (PL) para privatizar diversas empresas. Marroni também disse que o governo planeja expandir as linhas da Trensurb, que hoje vai de Porto Alegre a Novo Hamburgo, até Alvorada.

O anúncio foi feito após reunião com o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti. O encontro, em Brasí­lia, teve a participação das deputadas Fernanda Melchionna (Psol) e Daiana Santos (PCdoB), dos deputados Marcon (PT), Bohn Gass (PT) e Renildo Calheiros (PCdoB) e de representantes de sindicatos: Sindimetrô/RS, Senge, Sintec, Fenametro e CBTU/PE.

Conforme o site Sul 21, o documento formalizando a retirada da Trensurb do PND deve ser publicado em abril. Marroni informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está concluindo o estudo da ampliação para Alvorada.

A Trensurb

Fundada em 1985, a Trensurb tem oferecido serviço público de trens com atendimento de qualidade à população gaúcha e contribui para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em 2022, a Trensurb transportou 31,998 milhões de passageiros, uma média diária de 107 mil pessoas. A Trensurb foi incluí­da em setembro de 2019, por decreto do então presidente Jair Bolsonaro, no Programa Nacional de Desestatização.

Empresas retiradas da lista de privatização

Desde a campanha eleitoral, Lula vem afirmando que não irá privatizar nenhuma empresa estatal em seu mandato. Até o momento, foram retiradas do Programa Nacional de Desestatização: Correios, Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Três empresas foram retiradas do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI): a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás NaturalPré-Sal Petróleo (PPSA) e a Telecomunicações Brasileiras (Telebras).

Foto: Divulgação/Sul 21