Nesta quinta-feira, 16, o Sintrajufe/RS realizou passagens nos locais de trabalho para reforçar a convocação da categoria ao ato desta sexta-feira, 17. Desta vez, diretores e diretoras da entidade estiveram no TRT4 e no prédio Assis Brasil, da Justiça Eleitoral.
Notícias Relacionadas
Aproveitando a vinda do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso para uma atividade no tribunal, a categoria vai pressionar por uma resposta à demanda por antecipação da reposição salarial, de 2025 para 2024. Por isso, o sindicato está realizando passagens nos setores de trabalho, chamando os e as colegas a participar da atividade: na semana passada, a visita foi à JT Canoas; nesta semana, a direção esteve nos prédios das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral de Porto Alegre.
No dia 6, a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos visitou todos os setores da Justiça do Trabalho de Canoas. Nessa segunda-feira, 13, a diretora Márcia Coelho esteve nos dez cartórios eleitorais e na Central de Atendimento ao Eleitor, no prédio Assis Brasil, da Justiça Eleitoral, e os diretores Fabricio Loguercio e Marcelo Carlini, em setores da Justiça Federal (1ª instância). Nessa terça-feira, 14, as diretoras Arlene Barcelos e Cristina Viana e os diretores Marcelo Carlini e Paulo Guadagnin fizeram passagens por setores da varas trabalhistas de Porto Alegre.
Finalmente, nesta quinta-feira, 16, a diretora Cristina Viana e os diretores Eduardo Felin e Marcelo Carlini estiveram no TRT4, enquanto a diretora Márcia Coelho esteve na Justiça Eleitoral.




A campanha Antecipa, STF! foi lançada pela federação em julho, juntamente com um abaixo-assinado que já conta com a participação de mais de 20 mil pessoas. O ato do dia 17 será mais uma das atividades realizadas ao longo desses quatro meses, e é importante que a categoria participe, para mostrar ao ministro que os servidores e as servidoras estão mobilizados para o atendimento dessa reivindicação.
Tratamento para interesses da magistratura é outro
Outro assunto tratado nas visitas aos locais de trabalho foi a aprovação, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), de mais um benefício para a magistratura: até dez folgas por mês ou compensação equivalente em dinheiro por conta de atividades administrativas ou processuais extraordinárias , o que daria até R$ 11 mil a mais por mês. A direção lembrou que medida similar já está valendo, desde maio, para procuradores do Ministério Público da União. Isso tudo em meio à luta de servidores e servidoras do PJU e do MPU por orçamento para repor as perdas salariais e contra a precarização do trabalho, reforçada pela contratação de milhares de pessoas sem concurso público, estabilidade e recebendo salários menores no Poder Judiciário. Diversos colegas demonstraram indignação não só com a velocidade, mas com o conteúdo do benefício que foi, em última análise, viabilizado pelo próprio ministro Barroso. Em nenhuma hipótese um dia de folga para três trabalhados é uma medida justa, menos ainda se transformado em pecúnia.
No dia 17, o Sintrajufe/RS apresentará a Barroso uma pauta de reivindicações que incluirá, além da antecipação da parcela da reposição salarial, os seguintes pontos: fim da absorção dos quintos, nomeação para os cargos vagos nos tribunais , reestruturação da carreira e fim da residência jurídica, que significa a substituição de servidores e servidoras concursados por profissionais que recebem salários muito mais baixos.
Transporte para participação no ato público
Haverá transporte dos prédios das justiças Federal e Eleitoral até o TRT4. A saída do TRF4 e da JF será às 15h45min; para os e as colegas da Justiça Eleitoral, o transporte sairá, no mesmo horário, do Edifício Assis Brasil (7 de Setembro).
