CAMPANHA SALARIAL

Em assembleia do Sintrajufe/RS, categoria aprova calendário de mobilização pela revisão salarial

Na noite dessa quarta-feira, 11, assembleia geral do Sintrajufe/RS aprovou calendário de mobilização da campanha salarial unificada para as próximas semanas. As atividades já começaram nesta quinta-feira, 12, em ato público em Brasília, com presença de delegação do sindicato. No dia 19, a categoria participará de atos públicos/assembleias de base, em Porto Alegre e no interior.

Em breve, o sindicato divulgará informações detalhadas sobre as atividades do dia 19. A orientação é de que sejam realizados atos em frente aos prédios, em Porto Alegre e no interior do estado, registrados com fotos a serem encaminhadas ao sindicato, retomando, ao mesmo tempo, as assembleias de base presenciais, suspensas devido à pandemia. O Sintrajufe/RS disponibiliza a arte de faixas e orienta a confecção para afixação nos prédios, a fim de dar mais visibilidade e fortalecer a luta pela recomposição emergencial de 19,99%, percentual para repor as perdas durante o governo Bolsonaro (de janeiro de 2019 a dezembro de 2021).

A direção do sindicato passou relatos sobre o 11º Congrejufe, que ocorreu em Goiás, entre 27 de abril e 1º de maio. Falou também sobre o ofício do Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta à Casa Civil, tratando da reposição salarial. A Fenajufe entrou em contato com a Direção-Geral do Supremo, e a primeira resposta é que ainda está tudo indefinido em relação ao índice, à forma de implementação da reposição e, até mesmo, se haverá reajuste.

Diante desse quadro, as manifestações dos e das colegas na assembleia foram no sentido de manter a luta unificada com as demais categorias, pelos 19,99%. Além disso, foi ressaltado que é fundamental ampliar e fortalecer a mobilização.

Na assembleia, também foi aprovada proposta de que o Sintrajufe/RS busque audiências com as administrações dos tribunais regionais e do MPU, a fim de tratar da campanha salarial e solicitando que elas se empenhem junto aos órgãos em Brasília para aprovação da reposição. O sindicato também deverá gestionar que a Fenajufe dê essa orientação aos demais sindicatos.

Por fim, a assembleia aprovou que se mantenha a defesa intransigente da Justiça Eleitoral e do direito democrático que representam as eleições, além da valorização do trabalho dos e das colegas que garantem a realização do pleito.