SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Domingo, 1º/10, ocorrem eleições Conselhos Tutelares em todo o paí­s

No próximo domingo, 1º de outubro, das 9h às 17h, serão eleitos e eleitas 36.500 representantes para os 6.100 Conselhos Tutelares em todo o paí­s. Os números são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Estão aptas a votar todas as pessoas com mais de 16 anos que fizeram tí­tulo de eleitor até 3 de julho de 2023 e não tenham pendências com a Justiça Eleitoral. O voto é direto, secreto e facultativo.

O local e a seção de votação não são, necessariamente, os mesmos das eleições gerais. As consultas sobre o local de votação e os candidatos e as candidatas podem ser feitas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade. No Rio Grande do Sul, nas cidades em que serão utilizadas urnas eletrônicas, as informações sobre os locais estão disponí­veis no site do TRE-RS.

Em Porto Alegre, há dez microrregiões e serão eleitos e eleitas, no total, 50 conselheiros e conselheiras e 50 suplentes. Confira AQUI a lista de candidatos e candidatas.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo e suas atribuições estão expressas no art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A principal função do Conselho é proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes e atuar sempre que esses direitos estiverem sob ameaça ou forem violados pela sociedade, pelo Estado, pela famí­lia, responsável ou em razão de sua própria conduta.

O Conselho recebe denúncias de violação de direitos, tais como violência fí­sica, psicológica e sexual, negligência, abandono ou a própria conduta, apurando e encaminhando aos órgãos competentes para que prestem o atendimento à necessidade de cada situação.

Com informações de Agência Brasil e TRE-RS