SINDICATO EM BRASÍLIA

Após longa luta do Sintrajufe/RS e de outras entidades, julgamento do TCU acaba com cortes em parcelas da remuneração dos oficiais e das oficialas de justiça

Em julgamento na tarde desta quarta-feira, 7, o Tribunal da Contas da União (TCU) julgou improcedente a representação do departamento técnico do TCU nº 036.450/2020-0, referente ao pagamento cumulativo da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) e da Gratificação de Atividade Externa (GAE) dos oficiais de justiça. A decisão põe fim aos cortes que, desde 2016, vêm prejudicando parte dos e das colegas do segmento. O Sintrajufe/RS acompanhou a sessão, representado pela diretora Cristina Viana.

O TCU vinha determinando aos órgãos que suspendessem o pagamento acumulado das verbas pelos servidores, sendo que desde 2016, os colegas oficiais de justiça vem sofrendo cortes em rubricas dos seus salários. Em 2020, o departamento técnico do TCU entrou com representação questionando a legalidade do recebimento acumulado da VPNI com a GAE (036.450/2020-0). Desde então, na qualidade de terceira interessada, a Fenajufe tem atuado na defesa da garantia dos direitos dos oficiais de justiça adquiridos ainda em 2008. Após a representação do Tribunal de Contas, a federação reforçou a atuação pela legalidade das parcelas, sendo que com base na sua argumentação o MPTCU se posicionou favoravelmente ao recebimento acumulado.

No ano passado, o processo foi incluí­do em pauta diversas vezes pelo relator; no entanto, em razão da tramitação do projeto de lei 2342/22, que trata do mesmo tema, a representação não foi julgada. Após muito trabalho das entidades, inclusive do Sintrajufe/RS, o projeto foi aprovado e transformado na lei nº 14.687/2023, definindo a legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça. Com isso, pode ser finalizado o julgamento, pelo relator do recurso, Antônio Anastasia, sendo agora reconhecido o direito à cumulação das verbas, nos termos da lei.

A diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana, que acompanhou a sessão do TCU, lembra que, durante todo o perí­odo em que ocorreram os cortes, o Sintrajufe/RS acompanhou o processo, e a assessoria jurí­dica atendeu os casos dos filiados e das filiadas que tiveram seu direito negado no último perí­odo, seja pelo TCU, seja pelo tribunal de origem, mas as decisões obtidas administrativamente ou pela via judicial ainda poderiam sofrer alterações, de modo que a lei solucionou a questão e agora a decisão do TCU veio consolidar nessa esteira . A dirigente diz ainda que a vitória de hoje, após quase oito anos de luta, é muito importante para os oficiais e as oficialas de justiça, que não sofrerão mais cortes injustos na sua remuneração. A partir de agora, publicado o acórdão, vamos trabalhar para implementar a decisão , completa.