JUSTIÇA FEDERAL

TCU publica acórdão referente ao pagamento cumulativo de VPNI e GAE dos oficiais e oficialas de justiça

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou, no dia 7 de fevereiro, o acórdão 145/2024, em que acaba com os cortes no pagamento cumulativo da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) e da Gratificação de Atividade Externa (GAE) dos oficiais de justiça. Esses cortes vinham ocorrendo desde 2016, por representação da então Secretaria de Fiscalização de Integridade de Atos e Pagamentos de Pessoal e de Benefí­cios Sociais (Sefip). A decisão foi proclamada na sessão do dia 7, na qual o Sintrajufe/RS foi representado pela diretora Cristina Viana.

Confira o texto do acórdão:

VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Representação proposta pela então
(Sefip), em face de indí­cios de irregularidades no pagamento cumulativo realizado por órgãos do
Poder Judiciário, em benefí­cio de oficiais de justiça ativos, inativos e respectivos pensionistas, da Gratificação de Atividade Externa (GAE) juntamente com a parcela de quintos/décimos de função
transformada em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável (VPNI).

ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em Sessão do Plenário, diante das razões expostas pelo Relator, em:

9.1. nos termos dos arts. 235 e 237, VI, do Regimento Interno deste Tribunal, conhecer da
Representação, para, no mérito, considerá-la improcedente [¦]

Veja AQUI o acórdão.

Pressão sobre o CJF: Sintrajufe/RS realiza assembleia de base da Justiça Federal no dia 21

A diretora Cristina Viana lembra que, no dia 26, haverá sessão do Conselho da Justiça Federal na qual o assunto estará na pauta: Acredito que irão definir melhor sobre a retroatividade para os casos em que houve absorção dos quintos ou a supressão de parcela no caso dos oficiais de justiça em que o TCU determinou o corte. O Sintrajufe/RS vai acompanhar essa sessão do CJF e, a partir do que for decidido, a assessoria jurí­dica do sindicato definirá as medidas a tomar .

O sindicato realizada assembleia de base da Justiça Eleitoral, no dia 21, às 14h, atendendo ao chamado da Fenajufe de pressionar, nos estados, por uma decisão favorável do CJF. Os pontos de pauta são os seguintes: CTPs; defesa do ingresso por concurso público, quintos (sessão do CJF).

Entenda o caso

O TCU vinha determinando aos órgãos que suspendessem o pagamento acumulado das verbas pelos servidores, sendo que desde 2016 os colegas oficiais de justiça vêm sofrendo cortes em rubricas dos seus salários. Em 2020, o departamento técnico do TCU entrou com representação questionando a legalidade do recebimento acumulado da VPNI com a GAE (036.450/2020-0). Desde então, na qualidade de terceira interessada, a Fenajufe atua na defesa da garantia dos direitos dos oficiais de justiça adquiridos ainda em 2008. Após a representação do Tribunal de Contas, a federação reforçou a atuação pela legalidade das parcelas, sendo que com base na sua argumentação o MPTCU se posicionou favoravelmente ao recebimento acumulado.

No ano passado, o processo foi incluí­do em pauta diversas vezes pelo relator; no entanto, em razão da tramitação do projeto de lei 2342/22, que trata do mesmo tema, a representação não foi julgada. Após muito trabalho das entidades, inclusive do Sintrajufe/RS, o projeto foi aprovado e transformado na lei nº 14.687/2023, definindo a legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça. Com isso, pode ser finalizado o julgamento, pelo relator do recurso, Antônio Anastasia, sendo agora reconhecido o direito à cumulação das verbas, nos termos da lei.