SAÚDE NO TRABALHO

28 de fevereiro: Dia Internacional de Combate às LER/Dort

Desde o ano 2000, o último dia de fevereiro é marcado como o Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Para marcar a data e fortalecer a conscientização sobre o tema, o Sintrajufe/RS publica artigo do médico do trabalho Geraldo Azevedo, que faz parte da assessoria de saúde do sindicato.

Geraldo explica que a LER/Dort é uma sí­ndrome relacionada ao trabalho, provocada pela inadequação do trabalho ao ser humano, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, isolados ou concomitantes, que atingem principalmente os membros superiores, o pescoço, a porção superior do dorso e a região lombar . No artigo, ele fala de diversos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessa sí­ndrome, cuja previsibilidade é uma de suas caracterí­sticas marcantes. Por isso, o médico aponta ser fundamental que, no cumprimento de suas funções, os trabalhadores tenham seus limites respeitados e que esse espaço compartilhado por todos seja entendido como um espaço de todos, em que a parcela de saber e as caracterí­sticas de cada um possam ser expressas, ouvidas e relevadas quando metas de produtividade e modos operatórios forem estabelecidos .

Leia AQUI o artigo completo.

Fatores psicossociais

Conforme Geraldo, a estruturação do trabalho pode ter impactos diferentes em indiví­duos expostos a situações laborais semelhantes, sendo a explicação para esse fato associada aos fatores psicossociais do trabalho. Nesse contexto, explica o médico no artigo, os estilos de gerenciamento, formas de apoio e incentivo aos trabalhadores, controles de ritmo determinados por máquinas, por outros trabalhadores ou supervisores, falta de controle sobre a quantidade de trabalho realizado, pouca ou ausência de satisfação com a tarefa realizada ou com o trabalho como um todo, excesso ou ausência de responsabilidades também se relacionam com esses quadros dolorosos .

Pausas e jornada

Há, por outro lado, estratégias e formas de organização do trabalho que podem minimizar o problema. Dentre as medidas que também colaboram nesse sentido, está a redução da jornada de trabalho e a garantia de perí­odos de descanso em meio à jornadaentre 2012 e 2013, o Sintrajufe/RS realizou uma grande campanha de conscientização e defesa das pausas, com a distribuição de relógios marcando a pauta tanto em Porto Alegre quanto em diversas visitas a todas as regiões do estado.

Trabalho remoto

Geraldo também trata das especificidades do combate à LER/Dort no contexto do trabalho remoto, algo cada vez mais presente na vida de servidores e servidoras. Aos sindicalizados e sindicalizadas que estão em trabalho remoto, o Sintrajufe/RS oferece a possibilidade de consulta com o médico ergonomista Geraldo Azevedo. O objetivo da consulta é que o médico possa auxiliar na verificação no ambiente de trabalho e análise de mobiliário utilizado no trabalho remoto para eventual adequação e ajustes, a fim de buscar a melhoria das condições laborais dos e das colegas. Para agendamento, deve ser feito contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3235-1977.

Sintrajufe/RS disponibilizada assessoria de saúde para sindicalizados

O Sintrajufe/RS conta com uma assessoria de saúde experiente e qualificada, composta pela médica do trabalho Virgí­nia Dapper, pelo médico do trabalho Geraldo Azevedo, pela psiquiatra e médica de famí­lia Ana Achutti e pela psicóloga Vera Moura. A equipe dá suporte às demandas individuais relacionadas a questões funcionais de sindicalizados e sindicalizadas, bem como auxilia a direção do sindicato a promover propostas de melhorias nas condições de saúde da categoria.

A assessoria já realizou diversas pesquisas de saúde, a fim de mapear as condições de trabalho e saúde dos servidores e das servidoras, buscando constantes melhorias tanto no que se refere a questões ergonômicas quanto a aspectos relacionados à saúde fí­sica e mental dos colegas.

Para agendamentos individuais e de grupo, sindicalizados e sindicalizadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3235-1977.