APOSENTADOS E APOSENTADAS

Primeira Quintativa do ano teve visita à exposição sobre Vinicius de Moraes; próxima reunião ordinária acontece dia 16/5

Com uma visita à exposição “Vinicius de Moraes: por toda a minha vida”, o Sintrajufe/RS deu início à programação das Quintativas de 2024 do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (NAF). A atividade ocorreu no dia 25, no Farol Santander, em Porto Alegre. A próxima reunião ordinária do NAF está marcada para 16 de maio, às 15h, em formato híbrido; a data seria, inicialmente, 9 de maio, mas foi transferida devido ao Dia Nacional de Mobilização dos servidores e das servidoras do Judiciário Federal, que terá ato público às 14h, nas varas trabalhistas, na capital.

Na Quintativa, os e as colegas puderam conhecer mais sobre o poeta, compositor e dramaturgo Vinicius de Moraes, com registros abarcando poemas, crônicas, canções, entrevistas, correspondência, depoimentos, críticas e fotografias. Muitos dos documentos eram originais, como cartas, manuscritos, datiloscritos, capas de discos, desenhos, livros, quadros. A exposição também mostrou a produção pictórica de vários artistas amigos de Vinicius, como Di Cavalcanti, Djanira, Portinari, Santa Rosa, Scliar, Carlos Leão, Oscar Niemeyer e Elifas Andreatto, entre outros.

Depois da visitação, os e as colegas realizaram uma confraternização no Kofre Café, localizado no prédio do Farol.

Colegas falam sobre as atividades

A colega Fernanda de Quadros, aposentada da Justiça do Trabalho, destacou que o NAF propicia informação, entretenimento e cultura. “A Quintativa nos proporciona a convivência com colegas de uma vida, colaborando com a socialização pós-aposentadoria e com a manutenção de vínculos que, talvez, com a descontinuidade do trabalho não fossem mais possíveis e passeios que nos enriquecem muito”. Ela conta que procura sempre estar presente nas atividades. Para a colega, foi muito especial ter participado da visita à exposição sobre Vinícius de Moraes, “que tanto contribuiu para a nossa música e literatura. Grande poeta! Deve sempre ser lembrado”.

“Parabenizo a Arlene Barcellos, o NAF e o Sintrajufe/RS pela organização da Quintativa”, disse o colega Márcio Meireles Martins, também aposentado da Justiça do Trabalho. Segundo ele, a exposição garantiu “momentos de beleza, emoção e aprendizado”. Por isso, ele destaca: “Que venham outras edições!”.